A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) divulgou, nesta quinta-feira, 09, que o edital da aguardada licitação do transporte público coletivo da capital será publicado no próximo dia 27, no Diário Oficial do Município (DOM). O documento irá detalhar as condições de participação das empresas no certame, o cronograma das outras etapas do processo, períodos de entrega, apresentação e análise de propostas, entre outros itens.

A licitação dos ônibus na capital é um pleito antigo dos usuários do sistema, que apostam em melhorias no transporte coletivo urbano após o certame.

Jorge Bezerra, presidente da Comissão de Licitação, explicou que o edital precede a primeira etapa do processo licitatório, que incluiu estudo técnico, pesquisa de origem e destino realizada pelo Governo do Estado e consultas realizadas por meio de seis audiências públicas, sendo duas grandes audiências em 2014 e 2015 e outras quatro regionais este ano.

O superintendente de Trânsito de Maceió, Tácio Melo, destacou que, além de ajudar na construção do edital, as audiências tiveram um papel importante no planejamento de ações para o perído posterior ao processo licitatório. “Foi a partir do que recebemos durante as duas primeiras audiências e por e-mail, no período de uma semana após cada uma das duas, que atendemos demandas que se mostravam urgentes”, afirmou.

Entre as demandas apresentadas, destacam-se a implantação da faixa exclusiva para ônibus na parte baixa e na parte alta da cidade; sincronização de semáforos; colocação de abrigos, construção e revitalização de terminais de ônibus.

“Identificamos que algumas solicitações da população já poderiam ser resolvidas antes da conclusão da licitação, como por exemplo, a aplicação do CittaMobi e CittaMobi Acessibilidade. Trinta veículos foram acrescentados à frota da cidade e Maceió é uma das poucas capitais brasileiras a ter todos os ônibus com GPS”, acrescentou Tácio Melo.

Após o lançamento do edital, ocorrerá a entrega das propostas por parte das empresas. Sendo uma licitação em caráter de concorrência pública, acompanhada pelo Ministério Público de Contas, uma nova audiência pública deverá ser realizada para apresentar à população as propostas recebidas antes da análise a ser feita pela SMTT.

 

*Com Ascom/SMTT