Em uma entrevista coletiva, no Porto de Maceió, o governador Renan Filho (PMDB) alfinetou o governo passado pelo anúncio do estaleiro EISA em Coruripe – que geraria milhares de empregos na região – e a não concretização deste. O governo tucano encerrou a gestão sem sequer iniciar as obras do estaleiro, que se tornou até mote da campanha de reeleição do ex-chefe do Executivo, Teotonio Vilela Filho (PSDB).
Renan Filho foi indagado sobre a vinda ou não do estaleiro durante os primeiros quatro anos de seu governo. Na resposta, veio a “estocada” na gestão do ex-governador. “O estaleiro foi um projeto anunciado prematuramente como sendo algo concreto, quando este ainda estava sendo gestacionado”.
O peemedebista deu a entender que Vilela teria prometido o estaleiro sem sequer ter as condições da realização da promessa. “Eu não costumo colocar a carroça na frente dos bois. Eu costumo tratar as coisas com muita seriedade”. Renan Filho colocou que o governo sequer havia comprado um terreno para que o estaleiro se instalasse.
O peemedebista ainda deixou claro que a vinda do estaleiro recomeça do zero e que enfrenta novas dificuldades, dentre as quais a atual conjuntura econômica e a situação da estatal Petrobras, que seria a principal “cliente” do empreendimento em Alagoas.
Apesar das críticas a gestão anterior, Renan Filho não se esqueceu de elogiar o empenho do pai – o senador Renan Calheiros (PMDB) – no Congresso Nacional na tentativa de destravar as questões burocráticas para a realização da obra.
“Foi concedida uma licença para área ampla. Temos que providenciar o terreno. Fazer um novo contato com a empresa porque é outra circunstância econômica. Vou tratar com toda seriedade possível os investimentos que Alagoas pode receber, mas não vou colocar os carros na frente dos bois", finalizou o governador Renan Filho.
Estou no twitter: @lulavilar