O governador Renan Filho disse durante visita à empresa Tomé Ferrostaal, nesta quarta-feira (08), que estuda buscar parcerias para a construção de um novo Porto que atenda às necessidades econômicas e turísticas de Alagoas. O chefe do Executivo estadual ainda fez um balanço dos seis primeiros meses de gestão e disse que o foco será controlar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e melhorar segurança saúde e educação.
A vista ao Consórcio Tomé acontece após a renovação da licença pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) para sua atuação em Alagoas. A Tomé Ferrostaal se instalou no Porto em 2012 e produz para a Petrobras módulos para plataformas do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading) – em português, Flutuantes de Produção, Armazenamento e Descarga.
Em uma conversa com jornalistas, o governador falou da importância da empresa no estado e pela sua capacidade de gerar empregos. Porém Renan adiantou que estuda a construção de um terminal mais amplo, que consiga desenvolver as atividades ali realizadas e a economia estadual.
“Temos um Porto dentro da área urbana de Maceió. Isto é bom e ruim, já que isso causa problemas operacionais, os veículos para chegar até aqui ocupam as principais avenidas da cidade causando transtorno. Ele fica em uma área valorizada da cidade, mas não consegue atender todas as demandas. Queremos construir por meio de Parceria Público Privada (PPP) um novo Porto. Isso é um assunto que irei tratar com Roseane [Beltrão], que inclusive viaja hoje para São Paulo”, afirmou.
Renan também destacou que já visitou outros portos do país e viu de perto seu funcionamento.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet), Janine Pires, destacou que o Porto desenvolve um papel importante no desenvolvimento tanto de Maceió como também de Alagoas e que o governo busca fortalecer o desenvolvimento econômico.
Controle da Lei de Responsabilidade Fiscal
Ao destacar ações de seis meses do seu governo, Renan Filho afirmou apostar no controle da Lei Responsabilidade Fiscal (LRF) para inserir novas ações em sua gestão, como é o caso da convocação da reserva técnica da Polícia Militar. Segundo ele, incrementos na sua administração não estão executados justamente para não ultrapassar a LRF.
Um desses projetos é o funcionamento dos hospitais no interior do estado que contribuirá para que muitos pacientes não recorram a Maceió como um único canal para atendimento médico. Renan Filho disse que foi eleito pela população alagoana para melhorar três pilares: a Educação, Saúde e Violência.
"Estamos fazendo um esforço hercúleo. O país vive um momento de crise e estamos sentindo esses impactos com redução de investimentos, o governo precisa ser criativo e garantir seus pagamentos. Mas fui eleito pelos alagoanos para melhorar basicamente três coisas: a segurança, que já conseguimos mostrar resultados, a saúde e a educação", disse.
Segundo ele, nesses primeiros meses o governo já conquistou a redução dos índices de violência e trabalho para que nos próximos quatro anos tira o nome do estado da lista dos mais violentos do país.
“Na Educação nós estamos buscando diversas melhorias e uma delas é a construção de novo prédio para sede da Secretaria que está espalhada em diversos prédios dificultando a comunicação e o andamento de algumas ações”, disse Renan.
A convocação da reserva técnica da PM foi uma promessa de campanha do governo como um reforço para reduzir as estatísticas de violência no estado.
