O advogado Fernando Maciel – presidente do Instituto Advocacia Cidadã – tem trabalhado para viabilizar, conforme informações de bastidores, sua candidatura à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas.

A eleição – prevista para novembro deste ano – deve ser disputada por três grupos. Um de situação e outros dois no campo da oposição. Pela situação, atual presidente Thiago Bomfim não será candidato à reeleição.

Bomfim deve figurar em uma chapa encabeçada pela advogada Fernanda Marinela, mas como conselheiro federal. Além de Bomfim, outra vaga certa para a candidatura de conselheiro na chapa é a de Felipe Sarmento, na busca por renovar o mandato.

O grupo de oposição pode agregar – além de Fernando Maciel – os advogados Marcelo Brabo, Omar Coêlho e Welton Roberto.

Brabo e Welton Roberto foram candidatos na acirrada disputa passada. Coêlho e Welton Roberto surgem como opções da oposição para o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Maciel e Brabo dialogam para uma possível cabeça de chapa. De acordo com informações que correm pelos bastidores da advocacia, Maciel pode ser o nome que vá disputar a presidência.

No terceiro grupo – como via alternativa – surge o nome do procurador Roberto Mendes. Ele aglutina a base de apoio que na eleição passada esteve ao lado da candidatura de Cláudia Amaral.

O que chama atenção na eleição da Ordem? O “bicho” já está pegando por meio da rede social Whatsapp. Para criticar a atual gestão já circula – por esta rede – um seriado titulado “A Grande Família”. No mais recente vídeo, uma quadrilha junina é apresentada com a presença de Bomfim e os apoiadores de sua administração. Claro, tudo como adoram os covardes: no anonimato. Ninguém sabe de onde partiu a ideia. Oposição ou fogo amigo? Há quem diga que tem isto na gestão.

Estou no twitter: @lulavilar