Se a insatisfação é pontual ou individual do deputado estadual Dudu Hollanda (PSD), ou se este externou um sentimento de mais de um parlamentar, é coisa que ainda não se sabe. Todavia, durante um pronunciamento em que o colega de parlamento Galba Novaes (PRB) criticava o petista Ronaldo Medeiros, Hollanda pediu o aparte para solicitar ao governador Renan Filho (PMDB) a saída de Medeiros da função de líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

E Medeiros? Não estava na Casa de Tavares Bastos para se defender.

Isto mesmo! Dudu Hollanda não apenas solicitou a destituição de Ronaldo Medeiros da condição de líder do governo, como já apontou sua preferência para substitui-lo: o deputado Isnaldo Bulhões (PDT). 

Além de líder, Medeiros é uma das vozes mais ativas da Mesa Diretora, ao lado do primeiro-secretário Isnaldo Bulhões.

Juntos, Bulhões e Medeiros, são os que mais falam pela Mesa. O presidente Luiz Dantas (PMDB) quase sempre opta ou pelo silêncio, ou simplesmente ignora a imprensa. Fica parecendo até um reinado inglês, onde todos falam e decidem, menos a figura central do comando. Lá, a rainha. Aqui, Luiz Dantas.

Porém deve ser só aparência. Não pensemos o contrário, não é?

Mas, enfim...Isto por si só já mostra a força política de Ronaldo Medeiros na atual legislatura. Mas esta posição parece não incomodar nem Galba Novaes, que teve atrito com o petista em sessão passada; nem Dudu Holanda que foi enfático ao afirmar que Ronaldo Medeiros “precisa ter mais trato com os deputados da bancada do governo”.

Holanda disse que não queria falar muito na ausência do parlamentar, já que Medeiros não estava na sessão de hoje. Todavia, falou (há quem diga que falou até mais do que devia). “É preciso definir melhor a função dele como líder”. O parlamentar do PSD emendou: “Ele precisa lembrar que não é um líder partidário. Como líder do PT tudo bem, mas como líder do governo, eu gostaria de alguém que pudesse me representar no governo. Alguém que abra a porta do Palácio (República dos Palmares), como o deputado Isnaldo Bulhões faz”.

E aí eu chamo a atenção para duas perguntinhas básicas...

As portas do governo estão fechadas para os deputados estaduais governistas, senhor governador Renan Filho (PMDB)?

O que Dudu Holanda entende por abrir as portas do Palácio? Complementando a pergunta para deixar claro: receber os deputados para discutir projetos? Negociar cargos? Enfim...é preciso deixar isto um pouco mais claro.

Na avaliação de Dudu Holanda, Isnaldo Bulhões – o outro ilustre deputado da Mesa Diretora – é quem reúne mais virtudes para ser líder do governo. “Entre nós, Vossa Excelência (disse Holanda, olhando para Bulhões que acompanhava o pronunciamento do colega, mas em silêncio) é que reúne condições para a liderança”.

Mesmo com a ausência de Medeiros no plenário, Holanda se sentiu a vontade para sugerir a troca. “Se o governador estiver ouvindo, que pense a respeito”. 

Porém, quem anda muito chateado com o petista é Galba Novaes. Dizem que o parlamentar do PRB anda para cima e para baixo com um monte de papéis com informações não sobre Ronaldo Medeiros, o deputado; mas sobre Ronaldo do INSS, como antes o petista era conhecido. 

Estou no twitter: @lulavilar