Após contar a origem do nome do bairro Jacintinho, o Almanaque Maceió traz, nesta semana, uma das lendas urbanas mais famosas da capital: A mulher da capa preta. Este é o segundo capítulo da série produzida pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), com vídeos curtos, de animação, que mostram curiosidades, peculiaridades, lendas urbanas e traços culturais da cidade.
Veiculada em TV aberta, a campanha institucional faz parte das homenagens aos 200 anos de Maceió e mostra, por meio de elementos da história e do cotidiano da cidade, memórias e aspectos da cultura e do povo.
Além do Almanaque, a ação conta com a série “Maceió, Meu Poema”, cujo primeiro vídeo mostrou o poema Mundaú, de Jorge Cooper, interpretado pelo ator José Márcio Passos, tendo a beleza da lagoa que lhe dá nome como locação. O segundo vídeo da campanha reproduz o poema “Great Western of Brazil Railway”, de Jorge de Lima, que descreve uma viagem de trem cheia de encantamento e descobertas narrada pela voz da atriz e jornalista Aline Marta.
De acordo com o secretário de Comunicação, Clayton Santos, a campanha tem duas abordagens, cada uma com um formato. “O Almanaque Maceió é um vídeo curto, de animação, que mostra curiosidades, peculiaridades, lendas urbanas e traços culturais da cidade. A segunda abordagem, intitulada Maceió, Meu Poema, traz artistas locais declamando poesias de autores alagoanos, cuja temática se reporta à cidade de Maceió”, explicou.
Nesta semana, o poema abordado é Great Western of Brazil Railway, de Jorge de Lima.