J. Gomes, Mata Grande, Santana, Traipu entre outras de final de semana

19/06/2015 17:21 - Edmilson Teixeira
Por Edmílson Teixeira

Joaquim Gomes – denúncia

Na sessão plenária da última quarta-feira, a vereadora Cristina Almeida (PSDB), entrou em um assunto bastante polêmico e trouxe à tona um tema que até então não era conhecido; nem pelos parlamentares, tampouco pela população. Disse que seu companheiro de bancada Cícero Custódio (PHS) está recebendo como parlamentar e como professor do próprio município. “O pior é que você companheiro, não tem dado um dia sequer de serviço na Educação e nem pediu afastamento como manda a lei; porém todos os meses seu dinheiro cai na sua conta, com valores referentes a uma carga de 40 horas semanais”, denunciou.  

Joaquim Gomes – bronca

Ainda sobre o Parlamento de Joaquim Gomes, o presidente em exercício da Casa, José Júlio Fragoso (PSC), descumpriu na quarta-feira, uma determinação do MP/AL, expedida pelo promotor de Justiça da Comarca local, Carlos David Reis, que recomendara a eleição para a Mesa Diretora da Câmara de imediato. Houve muita discursão, sobretudo porque os vereadores entraram de férias. José Júlio prometeu colocar o assunto em pauta, somente no dia 1º de agosto próximo, quando acontece o retorno dos trabalhos.  

Santana do Ipanema

O povo santanense está de luto desde a madrugada de quinta-feira, com a morte do histórico Dinozio Vieira da Silva, o seu Didi da Camoxinga, como era conhecido. No próximo dia 4, ele estaria completando um século de vida. “O meu avô morreu em  sua casa na sua  fazenda Sossego na comunidade Camoxinga I, de forma tranquila como um passarinho” disse a neta Maria Vilma de Lima. Simplesmente o patriarca deixou uma prole composta por 297 integrantes. São: dezessete filhos, cento e dez netos, cento e vinte e cinco bisnetos e quarenta e cinco trinetos.   

FPM em alta

A grana que entrou nesta sexta-feira, 19,  nos cofres das prefeituras brasileiras deu uma melhorada com relação ao mesmo período do ano passado. Estamos tratando do segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de junho. O montante foi de R$ 1.504.955.029,64, com a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Em valores brutos, isto é, incluindo a retenção do Fundo, o valor é R$ 1.881.193.787,05. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que em comparação com o segundo decêndio de junho de 2014, o decêndio teve um aumento de 32,5%, isso em termos reais, ou seja, considerando a inflação.

Traipu

Mesmo com o rio São Francisco  cortando parte de seu território, o município de Traipu enfrenta sérios problemas de abastecimento de água. São dezenas de povoados  e a prefeita Conceição Tavares tem dito que geograficamente Traipu tem a maior dimensão territorial do Estado, o que acarreta ainda mais as dificuldades logísticas  da administração pública , sobretudo em se tratando de carro-pipa, porque os custos são bem altos.  Mas, a saída encontrada agora foi  a perfuração de poços artesianos. Na quarta-feira, por exemplo, foi iniciada a abertura de um poço no povoado Santa Cruz. “Conseguimos, com apoio do Governo do Estado, uma perfuratriz, cuja  máquina consegue cavar até 200 metros, o suficiente para encontrar água. Isso é trabalho de verdade, bem pensado e bem feito” comentou entusiasmada a prefeita. 

Prefeitos

Na terça-feira, líderes dos prefeitos brasileiros, se reuniram  no Senado para uma “radiografia” da atual situação dos municípios. Aplaudiram a iniciativa da Casa que, segundo o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Patriota, está protagonizando uma nova cena, quando traz os representantes do povo para discutir a vida nas cidades. Falando em nome dos prefeitos nordestinos, Patriota foi além e chamou atenção para as desigualdades e foi enfático ao dizer que não se pode falar em equilíbrio e ajuste sem antes observar o que acontece no país.

Eleição

Próxima segunda-feira acontece em Maceió, a eleição para a presidência, vice-presidência e as coordenadorias do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas- Conisul. O atual presidente do órgão é o prefeito de Penedo, Március Beltrão. O evento ocorrerá a partir das 14h, na Av. Paulo Falcão, 1.143, Jatiúca. Para os prefeitos alagoanos, o Conisul vem sendo um modelo de trabalho em Alagoas junto às prefeituras que são filiadas a entidade, sobretudo na compra coletiva de medicamentos para abastecer aos postos de saúde de cada município, onde os preços saem bem em conta.  

Mata Grande

Na tarde de quarta-feira, a Polícia Militar iniciou um trabalho de inteligência, a fim de prender uma quadrilha especializada em ‘assaltos relâmpagos’ em Mata Grande, Alto Sertão de Alagoas. Prefeito Jacob Brandão participou de uma reunião com a cúpula da PM que comanda a região, sobretudo para apoiar e cobrar agilidade nas investigações. A Prefeitura se comprometeu ampliar o serviço de monitoramento com câmeras na cidade. Mas o pior de tudo, é que a Delegacia de Polícia Civil encontrava-se fechada devido à greve.

Médicos

Alagoas que já conta com 220 médicos por meio do programa federal “Mais Médicos” atuando em 60 municípios, vai ser beneficiado agora com a aquisição de mais 37 profissionais da medicina que serão distribuídos em 15 municípios. O anúncio foi feito pela Sesau esta semana, órgão que está viabilizando junto ao Ministério da Saúde essa quantidade, a fim de suprir uma carência existente, com provisão para ainda este ano.    Neste lote serão beneficiados: Penedo, Porto Real do Colégio, São Miguel dos Campos, Senador Rui Palmeira, Rio Largo, Craíbas, São José da Tapera, Inhapi, Olho D´água Grande, Jundiá, São Sebastião, Pão de Açúcar, Arapiraca, Dois Riachos e Jacuípe.

Eleição

Próxima segunda-feira,22, acontece em Maceió, a eleição para a presidência, vice-presidência e as coordenadorias do Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas- Conisul. O atual presidente do órgão é o prefeito de Penedo, Március Beltrão. O evento ocorrerá a partir das 14h, na Av. Paulo Falcão, 1.143, Jatiúca. Para os prefeitos alagoanos, o Conisul vem sendo um modelo de trabalho em Alagoas junto às prefeituras que são filiadas a entidade, sobretudo na compra coletiva de medicamentos para abastecer aos postos de saúde de cada município, onde os preços saem bem em conta.   

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..