A programação junina das rádios Educativa FM e Difusora AM já começaram e, neste fim de semana, o programa Aplauso exibe um especial com o mais fiel dos seguidores do Rei do Baião, o pernambucano José Domingos de Morais, mais conhecido como Dominguinhos, e carinhosamente apelidado de Nené por Gonzagão.

O especial irá ao ar no sábado (13), às 16 horas, pela Difusora; e, no domingo (14), às 10 horas, pela Educativa FM.

Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, Pernambuco, em 12 de fevereiro de 1941. Filho de sanfoneiro, aprendeu a tocar o instrumento aos seis anos de idade e se apresentava em feiras livres e portas de hotéis com seus irmãos.

Aos oito anos, Dominguinhos conheceu Luiz Gonzaga, que se tornou seu padrinho artístico e o presenteou com a primeira sanfona quando ele tinha 16 anos. Foi o ponto de partida para começar a fazer shows pelo interior.

Depois, vieram as apresentações com o próprio Luiz Gonzaga, as viagens para diversas partes do Brasil e do mundo, inúmeros discos, composição da trilha sonora de O Cangaceiro, parcerias com grandes nomes da música brasileira e seis prêmios Sharp. O artista contou em sua formação musical com influências de baião, bossa nova, choro, forró, xote e jazz.

Além do Mestre Lua, Dominguinhos trabalhou com inúmeros artistas dos mais variados gêneros musicais. Entre eles, destacam-se Gilberto Gil, Maria Betânia, Elba Ramalho, Toquinho, Yamandu Costa, Nando Cordel, Djavan, Anastácia e Chico Buarque.

No repertório, o ouvinte vai relembrar sucessos da carreira de Dominguinhos, tais como: Quem me levará sou eu; Juazeiro; Retrato da Vida; Caxinguelê; Bota a Severina pra moer; Prece Luiz; Canta Luiz; Depois da Derradeira; Viva Gonzagão; Doidinho, doidinho; Isso aqui tá muito bom; Forró no escuro, e Eu só quero um xodó.