Seguindo a programação da Semana do Meio Ambiente em São Miguel dos Campos, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA), realizou nesta terça-feira (02), o plantio de mudas com alunos e professores da Escola Municipal José Marcos da Rocha, nos canteiros centrais do bairro Hélio Jatobá. Mais uma ação ambiental para melhoria da arborização local e incentivo aos jovens à educação ambiental na escola e fora dela.
A iniciativa faz parte do programa “São Miguel dos Campos Menos Dois Graus”, que a Prefeitura aderiu ano passado através do programa estadual Alagoas Menos Dois Graus, idealizado pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA). Os plantios continuarão sendo realizados durante esse período de chuvas em outras áreas da cidade.
O objetivo da ação é melhorar a qualidade de vida da comunidade local, além de contribuir com o resgate do carbono para minimizar o aquecimento global. “Visamos a arborização das áreas de São Miguel, priorizando o plantio de árvores nativas. Além do embelezamento da cidade, buscamos contribuir com o meio ambiente”, frisou a coordenadora de Meio Ambiente do município, Marília Batista.
Os alunos plantaram aproximadamente 50 mudas e distribuíram folhetos aos moradores e comerciantes locais, e espera-se que mais 200 sejam plantadas pela SEAMA nas próximas semanas, como parte do programa que incentiva o reflorestamento e arborização do município.
“A finalidade é chamar a atenção dos cidadãos miguelenses para medidas que garantam o respeito à natureza. Com mais árvores na área urbana, a poluição sonora e do ar diminuem, a área de sombra cresce e a qualidade de vida aumenta para população. Ou seja, teremos uma cidade melhor”, concluiu Marília.