Os telefones celulares ganham em Alagoas e em mais cinco estados do Nordeste a partir deste domingo (31) o nono dígito. Agora, será necessário usar o "9" antes dos números tradicionais para fazer ligações ou enviar mensagens de textos.
A mudança ocorreu através da Resolução 553, da Agência Nacional de Telefonia (Anatel), que alterou o Regulamento de Numeração do Serviço Móvel Pessoal (SMP), incluindo o 9º dígito no número celular dos usuários. Segundo a Anatel, a medida deve aumentar o número de ofertas de números para linhas móveis.
O universitário Raphael Abs, 26, realizou a mudança na agenda do celular nas primeiras horas deste domingo. Precavido, Abs recomenda aos outros usuários de celulares do tipo smatphones que também façam o ajuste.
“Mesmo que as ligações com 8 dígitos por um tempo ainda possam ser completadas, é mais interessante que as pessoas comecem a se adequar. É super rápido e fácil”, acredita.
Já para André de Albuquerque, 25, apesar de ter um smartphone, a mudança será realizada manualmente. Ele explica o motivo: "Hoje, quero aproveitar essa mudança no nono dígito para fazer aquilo que nenhum aplicativo é capaz: avaliar quem ainda faz sentido estar na agenda do meu celular. Há coisas que a tecnologia não consegue substituir", acredita.
De acordo com a Anatel, não será possível permanecer com o número antigo, com oito dígitos. Todos os telefones serão trocados automaticamente, sem nenhum custo ou procedimento para confirmar a mudança.
Fica a dica:
Para quem usa o sistema operacional Android, um aplicativo fácil é o Novo Dígito BR. Para os usuários do iOS, basta procurar na loja da Apple o Operadora. Já para quem usa o sistema Windowsphone, não foi encontrado, nesse momento, um aplicativo para atualização em Alagoas.
*Colaboradora