Município de Igaci será 100% saneado

30/05/2015 05:47 - Geral
Por Blog do Bernardino
Image

Foi em ritmo de progresso que o prefeito de Igaci, Oliveiro Torres Piancó(PMDB) assinou a ordem de serviço das obras de esgotamento sanitário e saneamento do município. O projeto firmado por intermédio de uma parceria entre Prefeitura e Funasa que garante essa obra para o município foi assinado na última quarta-feira (27), numa solenidade realizada no prédio da Câmara Municipal.

Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Ronaldo Cavalcante, todos os secretários do governo municipal, assim como todos os vereadores, além do engenheiro João Paulo Amorim, Anderson Wilker (engenheiro sanitarista da AMA), Wellington Pedro e Luciano Rocha representantes da W & L Engenharia, executora da obra.

O objetivo é implantar o esgotamento sanitário para todas as áreas do município que não contam com este serviço, atendendo a demanda atual e dos próximos 20 anos.

“Com essa obra de saneamento iremos diminuir casos de doenças e com isso diminuiremos os gastos na saúde”, explicou o secretário de saúde, Neno Toledo.

O engenheiro João Paulo Amorim alertou que o município terá uma equipe de fiscalização rigorosa que acompanhe cada etapa da obra, atentando para o período de compactação do solo, a correta condução das ligações, entre outros aspectos. “É preciso cumprir cada etapa rigorosamente, para que a obra seja bem feita e não haja perda de material, ou precise quebrar o asfalta depois de concluído”.

O total de recursos será de R$ 11.300.000,00 (a primeira parcela já foi liberada). A previsão é de que a obra seja realizada num período de 18 meses, a contar do seu início, previsto para a próxima segunda-feira (01).

“Este trabalho é um orgulho para o nosso município, não podendo esquecer dos esforços do governador Renan Filho, deputado estadual Edval Gaia Filho e do deputado federal Givaldo Carimbão. É um dos sinais de desenvolvimento que queremos trazer”, comentou o prefeito Oliveiro Torres, que está entusiasmado por poder realizar a maior obra da história de Igaci.

O gestor acredita que com a cidade 100% saneada, fácil acesso e o problema do abastecimento de água prestes a ser resolvido, será possível atrair indústrias para alavancar o desenvolvimento de Igaci. “Precisamos criar opções de emprego para o nosso povo”, defendeu Oliveiro Torres.

 

Benefícios

A obra gerará impostos para o município promovendo um aumento da arrecadação de tributos, os quais poderão ser utilizados em outras obras como melhoria de praças e ficará a disposição das necessidades do município.

Também vai demandar grande quantidade de mão de obra qualificada no município, gerando emprego e renda.

O esgotamento sanitário acarretará na redução de gastos com a saúde, aumentando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo esse um dos parâmetros utilizados para garantir mais recursos para o município para investir na área da saúde.

Essa estação de tratamento que será implantada em Igaci, é uma das mais modernas do país, podendo ser convertida numa geradora de energia. O esgoto tratado produz gás metano que pode ser lançado no ar ou armazenado para abastecer carros a gás.

acesse>twitter@Bsoutomaior

E-mail Bernardinosm01@hotmail.com

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..