Cinco crianças, sendo três recém-nascidas, e oito adolescentes flagrados em situação de vulnerabilidade foram encaminhados para a 28ª Vara da Infância e da Juventude, em Maceió, nesta segunda-feira, 18, durante uma operação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, celebrado hoje.

A operação conjunta contou com a participação de conselheiros tutelares e equipes do Poder Judiciário, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Oplit, Radiopatrulha (RP) e Guarda Municipal.

Um dos envolvidos na ação disse ao CadaMinuto que os três recém-nascidos estavam na Ponta Verde, próximos a um supermercado. Um deles dormia em um canteiro, em cima de uma caixa de papelão.

“Os bebês e os adultos que estavam no local foram levados para a Vara da Infância, onde a equipe da Semas está realizando um levantamento a fim de descobrir se as crianças têm documentação, se as pessoas que estavam com elas são os pais biológicos, entre outras informações”, relatou o integrante, que preferiu não se identificar.

Ainda segundo ele, em um semáforo próximo ao Terminal Rodoviário de Maceió quatro adolescentes foram flagrados em situação de risco. Os menores também foram conduzidos para a Vara da Infância e os responsáveis acionados.

A operação ocorreu ainda em alguns pontos do Farol e nesta tarde prossegue em outros bairros da capital alagoana.