Na semana passada, o vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP) – que estava no exercício do cargo de prefeito em função de uma viagem de Rui Palmeira (PSDB) – soltou o verbo em uma entrevista coletiva “improvisada” durante uma ação do Executivo municipal.

Este blog, repercutiu as declarações de Marcelo Palmeira, inclusive nos pontos onde ele fez críticas ao deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT) e à presidente Dilma Rousseff (PT), em função de verbas que não teriam sido liberadas para ações a serem executadas pela Prefeitura de Maceió.

Por sinal, o próprio Rui Palmeira já reclamou diversas vezes de promessas não cumpridas por parte do governo federal. As críticas de Marcelo Palmeira foram rebatidas por Paulo Fernando dos Santos em nota encaminhada ao blog. O deputado federal Paulão respondeu ainda aos “ataques” à gestão de Dilma Rousseff.

Para Paulão, as declarações de Marcelo Palmeira são “verborragia inócua”. O parlamentar afirmou que – ao invés das críticas – a equipe da Prefeitura de Maceió deveria dar respostas à sociedade sobre sua própria “inoperância e nunca transferir a responsabilidade para os outros”.

“Agora é fácil empurrar a culpa de seus erros para os outros, quando se está de olho em um processo eleitoral que se aproxima”, disse o deputado. O petista ainda acusou a atual gestão de se eleger fazendo promessas mirabolantes para a Saúde Pública. O deputado ainda lembrou que Maceió tem “a menor cobertura do Programa Saúde da Família (PSF)”.

Paulão lembrou da troca de secretários na gestão da Saúde municipal e as irregularidades apontadas na época. “Até hoje se mantém em silêncio diante de irregularidades no governo nessa área”.  “Para complicar a situação da ineficiência da gestão de Rui e Marcelo Palmeira, Paulão destacou que a educação também desandou e até as mais de 30 creches liberadas pelo governo federal, no final da gestão passada, não foram construídas pela Prefeitura de Maceió por absoluta falta de aptidão da atual administração”, complementou ainda.

Paulão partiu para o ataque, por meio de assessoria de imprensa, e destacou que “a gestão de Rui Palmeira e Marcelo Palmeira estaria encrencada com a merenda escolar por não ter prestado contas do volume de recursos recebidos junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) há mais de dois anos”.

As críticas de Marcelo Palmeira ao deputado federal Paulão foi por conta de uma emenda parlamentar. O recurso ao qual se refere o vice-prefeito é do Centro de Iniciação ao Esporte que será construído no bairro do Benedito Bentes. O deputado federal “recomendou” que o prefeito e o vice “passem a trabalhar de verdade, por que a gestão que fazem é ruim”.

Ainda disse que espera ansioso e ficará “muito feliz com a construção da Praça da Juventude, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, espaço para o qual destinou mais de R$ 1,8 milhão, verba conseguida no Ministério dos Esportes”. Paulão ainda usou da ironia: “não é só de festa e de pintar faixas na rua que vive uma administração”. “O povo de Maceió esperava bem mais, como espera até hoje a conclusão das obras do Vale do Reginaldo”, concluiu.

Paulão é um dos nomes cotados – dentro do PT, inclusive – para disputar a Prefeitura Municipal de Maceió em 2016. 

Estou no twitter: @lulavilar