Iniciativa do organização Brahma Kumaris, a campanha “Escolha a Calma” foi tema de uma audiência pública realizada na manhã de hoje (11) na Câmara Municipal de Maceió. A sessão especial foi presidida pelo vereador Cleber Costa (PT), propositor da discussão, e contou com a participação de entidades diversas, ligadas à Educação e ação social. Os vereadores Tereza Nelma (PSDB) e Silvio Camelo (PV) também acompanharam a sessão.

O objetivo, segundo o propositor, é disseminar os valores da campanha e fortalecer o movimento no Estado de Alagoas. “A ideia do Escolha a Calma é que a gente pense antes de agir, evitando assim uma atitude movida pela raiva ou pela ira, como acontece no trânsito muitas vezes”, afirma Cleber Costa.

O coordenador da iniciativa em Alagoas, Robson Lima, ressaltou a importância de levar a discussão para o Legislativo municipal. Logo no início de sua exposição, ele propôs um minuto de meditação aos participantes da audiência, para que pudessem experimentar um pouco da sensação de relaxamento de forma consciente.

Durante a sua fala, ele citou várias situações que levam as pessoas a perder a calma, como atrasos, filas, engarrafamentos, situações indefinidas, entre outras. “Ser calmo é uma questão de escolha, é uma atitude consciente. A campanha pode quebrar o ciclo vicioso do medo e da raiva na nossa sociedade. A segunda proposta é reconquistarmos a nossa estabilidade interna”, argumenta Lima.

A campanha propõe às pessoas, segundo o coordenador, clareza das escolhas internas, como o que pensar, o que sentir, como perceber, o que valorizar e como lidar com as pessoas e as situações. “É o estado de força interior que faz a transformação em nós mesmos. A campanha também a enfatiza a importância do ciclo da proatividade, de fazer escolhas conscientes, de autocontrole como forma de ter atitudes mais positivas”, afirma o coordenador da campanha.

Robson Lima citou ainda os benefícios da calma, como as chances de reatividade e erros, harmonização dos relacionamentos e melhoria da saúde e qualidade de vida em geral. Segundo ele, a campanha tem tudo a ver com a cultura de paz. “Nosso objetivo é capacitar as pessoas a escolherem a calma por meio de um método baseado em 12 valores: amor, compaixão, confiança, cooperação, flexibilidade, gentileza, humildade, humor, paciência, perdão, respeito e tolerância”, detalha.

O trabalho consiste na realização de workshops, oficinas e discussões.

Mariza Pínola, presidente do Comitê de Ética da Secretaria Estadual de Educação, afirmou que os valores da campanha precisam ser internalizados e que a campanha está sendo trabalhada no âmbito da pasta.

A sessão foi encerrada com o pedido dos participantes para que a Câmara Municipal de Maceió se engaje na campanha e adote a causa defendida na audiência pública. “Acredito que com esse apoio a gente possa gerar um poder disseminador muito grande aqui em Maceió e fazer com que esses valores continuem se propagando”, conclui José Rocha, voluntário da campanha.