O prefeito em exercício (e vice-prefeito de Maceió) Marcelo Palmeira (PP) “abriu o verbo” durante uma entrevista concedida à imprensa na manha de hoje, dia 08, na visita de uma obra na parte alta da cidade. Marcelo Palmeira fez fortes críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e sobrou até para o deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT).

Sobre a presidente Dilma Rousseff, Palmeira voltou a reclamar – o que o prefeito Rui Palmeira (PSDB) já havia feito – da não liberação de verbas federais para obras urbanas e do desfinanciamento da Saúde. De acordo com o pepista, a presidente Dilma Rousseff prometeu investimento para as cidades sabendo que não iria cumprir.

“Essa coisa de prometer e ver depois como é que faz não pode mais acontecer. Não tem mais espaço para isto. Político que não cumpre promessa tem que ir para rua. A população tem que ir para as ruas para tomar as providências em relação à presidente Dilma”, colocou Marcelo Palmeira.

Um detalhe: vale lembrar que Palmeira é do PP integrou a base do governo de Dilma. Por sinal, é um dos partidos citados em um dos maiores escândalos de corrupção envolvendo o governo federal: o Petrolão.  Mesmo diante deste contexto, do PP já ter sido um partido tão próximo do PT, inclusive com apoios em campanhas locais, Marcelo Palmeira fez questão de lembrar o alto índice de desaprovação da presidente Dilma Rousseff.

Marcelo Palmeira ainda falou da questão dos ajustes dos servidores e lembrou do momento econômico de recessão. “Quando a Prefeitura pôde dar o aumento solicitado pelos servidores foram 10% no primeiro ano e 7% no segundo. O momento é difícil, mas a prefeitura vem conversando com os servidores diante deste momento de crise e vendo a questão salarial. Agora, na próxima semana o prefeito Rui Palmeira sentará com os sindicatos para mostrar o teto máximo de aumento que a administração pode dar”.

Segundo Palmeira, a equipe da administração pública tem conversado em cima dos números reais da Prefeitura Municipal com base no quadrimestre. “Estamos fechando este quadro até o dia 10, então na próxima semana – creio que até quarta-feira, 13 – já tenhamos uma proposta para os servidores. Serão mostrados para servidores e sindicados os números da Prefeitura, o que foi arrecadado”.

Ele ainda ressaltou dificuldades enfrentadas. “Nós temos investido em recursos próprios mais de 24% na Saúde, quando as gestões passadas aplicavam apenas o constitucional que é 15%. É a prova de que o prefeito Rui Palmeira vem priorizando a área social. A Educação tem executado obras. Algumas escolas estavam completamente abandonadas, acabadas, e a prefeitura vem recuperando”.  

De acordo com o vice-prefeito, a prioridade é manter os salários sendo pagos dentro do mês trabalhado e a continuidade dos serviços públicos. “Nós somos amigos dos servidores e estamos mantendo o diálogo”, resumiu ainda Marcelo Palmeira. O prefeito em exercício ainda fez críticas pontuais ao deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), por conta de uma obra de uma praça no Benedito Bentes que os recursos teriam sido conseguidos pelo parlamentar por meio de emenda.

Paulão

Paulão teria falado em entrevista destes recursos e cobrado a obra da Prefeitura de Maceió. Marcelo Palmeira reagiu ao ser indagado sobre o assunto em entrevista coletiva: “É o projeto da praça no Benedito Bentes existe. Eu já estive lá, mas os recursos não chegaram ainda. Estamos trabalhando isto no Ministério da Cultura, do Esporte para liberar os recursos. Para que a ordem de serviço seja assinada e a obra seja executada”, colocou o vice-prefeito.

“O deputado Paulão tem ajudado em alguns momentos, mas também tem atrapalhado muito. Até porque o recurso não foi dele. Não foi emenda dele. É um edital que foi lançado pelo ministério e a Prefeitura entrou no edital, montou todos os projetos. E isto não tem andado. O governo federal tem segurado e não liberado nada. Digo ao deputado Paulão que estamos abertos para os esclarecimentos sobre o assunto e ele pode nos procurar na prefeitura. A dificuldade é da aprovação e adequação do projeto no terreno escolhido pela prefeitura”, alfinetou o vice-prefeito.

O recurso ao qual se refere Marcelo Palmeira é do Centro de Iniciação ao Esporte que será construído no bairro do Benedito Bentes. 

Apesar das críticas pontuais, Marcelo Palmeira disse que a relação da administração tucana com a bancada é boa.

Eleições

O vice-prefeito também comentou sobre as pesquisas de intenção de votos que são divulgadas nas redes sociais e que aparecem pelo menos dois deputados federais (João Henrique Caldas (Solidariedade) e Cícero Almeida (PRTB) como possíveis concorrentes do prefeito Rui Palmeira. “De forma alguma a campanha começou. Nós temos que trabalhar. Este não é o momento de discutir pesquisa, o processo eleitoral nem começou. Há uma insatisfação da classe política como um todo e nós temos que trabalhar para mostrar resultado e fazermos diferente. É isto que a prefeitura tem feito”.

Ao falar de pesquisas, voltou a criticar a presidente Dilma Rousseff: “nós temos uma presidente com rejeição que beira 80%. Não pode nem sair de casa, nem sair do Palácio. Já a prefeitura tem trabalhado e a população reconhece o trabalho do prefeito Rui Palmeira e de sua equipe”.  

Estou no twitter: @lulavilar