De acordo com informações de bastidores do Congresso Nacional, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB) pode ser afrontado com a nomeação política de seus “afilhados políticos” no segundo escalão do governo federal, que por sinal ainda não anunciou os “cortes na carne”.
Seguem os 39 ministérios e os milhares de cargos comissionados da máquina obesa.
A informação está na coluna Painel da Folha de São Paulo. A estratégia seria ignorar o presidente Renan Calheiros apesar do discurso do peemedebista afirmando a independência em relação ao Congresso.
Calheiros encaminhou – como mostrou a jornalista Eliane Aquino em seu blog aqui no CadaMinuto – uma carta ao vice-presidente Michel Temer (PMDB), que é o articulador político do governo, firmando posição diante da tempestade perfeita que ocorre em Brasília (DF).
Se a informação que circula nos bastidores é real ou não, é algo que o tempo – este implacável senhor da razão – irá mostrar. De acordo com a Folha de São Paulo, a equipe de Temer busca um nome ligado a Renan e ao PMDB do Senado Federal para ocupar posto na Anatel.
Todavia, a bancada peemedebista se recusa a avalizar qualquer indicação feita pelo governo federal. Os responsáveis pela coluna Painel afirmam que ouviram um ministro da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele teria sentenciado que a estratégia é levar Renan Calheiros a “contragosto para lugares em que ele gostaria de estar”. Vai dar certo?
Estou no twitter: @lulavilar