O ex-secretário de Infraestrutura do Estado de Alagoas e um dos “homens fortes” da gestão do ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), Marco Fireman, abandonou o ninho tucano. Confirmei a informação com Fireman, ainda na noite desta quarta-feira, dia 15. Fireman disse que deixou a presidência do PSDB e pediu sua desfiliação.

Todavia, o secretário não deve abandonar projetos políticos. Marco Fireman pretende se preparar para disputar algum cargo eletivo em 2016. Esta informação ele não confirma. Mas, de acordo com o apurado por este blogueiro, já existem diálogos com o PR, com o PSB e com o PP do senador Benedito de Lira.

Em 2014, o ex-secretário chegou a ensaiar uma pré-candidatura ao governo do Estado de Alagoas. Ele pleiteava ser o candidato do ex-governador Teotonio Vilela Filho. Chegou a trabalhar em uma pré-campanha, mas – segundo informações de bastidores – acabou sendo surpreendido por uma candidatura do ex-procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares. Tavares assumiu a corrida eleitoral em seu lugar.

O fato estremeceu as relações de Fireman com o ninho tucano. Para piorar, na sequência, sequer a candidatura de Tavares vingou. O ex-procurador-geral desistiu de ser candidato e o vereador por Palmeira dos Índios, Júlio César (PSDB), foi indicado para concorrer o pleito. Ele terminou como o terceiro mais votado.

Diante da “implosão no ninho tucano”, Marco Fireman acabou apoiando a candidatura do senador Benedito de Lira ao governo. Lira foi derrotado pelo atual governador Renan Filho (PMDB). A possível ida para o PP o aproxima mais ainda dos pepistas. Todavia, os diálogos passam pela possibilidade real de disputa eleitoral.

Estou no twitter: @lulavilar