O parlamento estadual definiu mais um deputado para presidir mais uma das comissões da Casa de Tavares Bastos. O deputado federal Francisco Tenório (PMN) foi eleito o presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.
Um detalhe interessante: Francisco Tenório já se posicionou como um crítico ferrenho da gestão do vice-governador Luciano Barbosa (PMDB) no comando da pasta da Educação. Será que a Comissão será palco de embates?
As críticas de Tenório vieram logo após a suspensão dos contratos de vigilância por parte da Secretaria de Educação. O deputado do PMN foi apontado como proprietário da empresa contratada. Francisco Tenório nega.
Ele diz que não é o dono. Afirma que a empresa pertence a um cunhado, mas que intercedeu em busca de uma solução. Colocou ainda – em recente entrevista ao blogueiro Ricardo Mota – que apenas queria resolver o problema.
Todavia, Luciano Barbosa foi alvo de suas críticas. Ele chegou a colocar que o vice-governador agia de forma unilateral. Disse que o secretário não pensa na pessoa, mas só em números. Na Comissão, Francisco Tenório terá espaços para fazer mais que críticas, mas comprar algumas brigas caso deseje.
Em entrevista à imprensa, o deputado estadual disse que aceitou a indicação “para que a Comissão funcione e os assuntos cheguem a Casa para serem amplamente debatidos e os projetos não sejam aprovados na carreira”. Francisco Tenório ainda alfinetou ao falar de “projetos aprovados na carreira”.
Lembrou que foi o que houve com o “passe livre”, quando o governador Renan Filho (PMDB) cobrou urgência na aprovação da matéria do Executivo e depois acabou, ele mesmo, vetando o projeto. Recuou e expôs o Legislativo ao ridículo. Afinal, a matéria foi alvo de críticas de parlamentares que, mesmo contrariados, votaram favoráveis dando um voto de confiança ao chefe do Executivo estadual.
Estou no twitter: @lulavilar