O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), comentou a ação de sua gestão – ocorrida na terça-feira, dia 07 – que visou o ordenamento do Centro de Maceió. A ação teve como alvo a retirada de ambulantes e camelôs que estavam ocupando o calçadão do Centro e atrapalhando (uma reclamação de lojistas) a entrada de lojas.

A ação tem suas polêmicas em função de atingir pessoas que buscam a sobrevivência no mercado informal. Por um lado, são sim trabalhadores que merecem atenção do poder público. Por outro, evidentemente, atrapalha a vida de lojistas que pagam seus impostos e viam consumidores sendo afastados das lojas por conta de como o Centro de Maceió se encontrava.

Para a retirada dos ambulantes foi montada uma operação surpresa, mas que acabou “vazando”, o que fez com que muitos se retirassem do local antes mesmo da chegada da Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), da Guarda Municipal e da Polícia Militar de Alagoas. A dificuldade para o Executivo municipal será – além da retirada – a manutenção do ordenamento do Centro de Maceió, bem como dialogar com os ambulantes e camelôs.

De acordo com Rui Palmeira, o trabalho ocorreu de maneira tranquila e dentro do esperado. O tucano – que vem sofrendo críticas em relação às ações (ou ausência destas) por parte da SMCCU e outros órgãos de ordenamento da cidade, como a SMTT – destacou que a Prefeitura não se posiciona contrária aos ambulantes e camelôs.

“Entendemos a necessidade dos ambulantes e camelôs, mas não é possível que eles ocupem o Centro da forma como estava de maneira completamente desordenada, atrapalhando o lojista e dificultando a circulação dos pedestres e consumidores”, ressaltou. O desordenamento do Centro de Maceió chamava a atenção.

Durante o programa Jornal do Povo – na Rádio Jornal AM-710 – um ouvinte ligou para informar da venda de animais em frente a uma agência bancária localizada no calçadão. Eis um problema antigo que já chegou a resultar – em gestões passadas – em conflitos entre ambulantes, camelôs e policiais.

Já se buscou levar os camelôs para as imediações da Praça Palmares e – atualmente – o Centro conta com o “shopping popular”. Porém, ainda há reclamações, por parte dos camelôs, de que o espaço não tem a atenção devida por parte da administração municipal. O prefeito rebate. Em entrevista a uma rádio, Rui Palmeira destacou que sua gestão já fez investimentos no shopping popular para deixar o local adequado e organizado. “Várias ações foram feitas e por isto o Centro não pode permanecer como estava”, complementa. 

Estou no twitter: @lulavilar