Em entrevista ao programa Frente a Frente (TV Assembleia) – comandado pela jornalista Goreti Lima – a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de Alagoas, Janine Pires, defendeu a permanência do ministro Vinicius Lages na pasta federal do Turismo. Lages é ligado politicamente ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB), que por sua vez é pai do governador Renan Filho (PMDB).
Desde o final de março que circula – pelos bastidores de Brasília (DF) – que Vinícius Lages é um ministro demissionário, podendo – inclusive – deixar a pasta do Turismo para assumir a Integração. No dia 30 de março, Lages, em entrevista à imprensa, afirmou não saber nada sobre sua possível saída do governo federal.
“A presidente não falou nada comigo”, colocou Lages.
De acordo com Janine Pires, o sentimento pela permanência do ministro no cargo não é apenas dela, mas do setor e de vários secretários de Turismo dos demais estados da federação. “É um ministro extremamente capacitado que tem feito uma excelente interlocução entre os estados. Também tem tido uma boa interlocução entre os ministérios. O desejo do setor é que ele permaneça, assim como de outros secretários, mas a decisão é da presidente. Torcemos para que ele fique”, salientou Janine Pires.
Corte de gastos
Pires também comentou a decisão do governador Renan Filho – logo no início de seu governo – de cortar, de forma horizontal, 30% dos cargos comissionados em todas as pastas e nos órgãos da administração indireta.
De acordo com informações de bastidores, a medida de Renan Filho prejudicou administrativamente muitos órgãos, sobretudo os que possuem poucos efetivos. Uma das pastas citadas foi justamente a de Desenvolvimento Econômico e Turismo, além de órgãos da administração indireta.
Janine Pires reconheceu que a medida trouxe dificuldades, mas avaliou como necessária. “Houve dificuldades com a redução de cargos. Foi um grande desafio administrativo, mas o governo precisava tomar esta decisão. Colocou os secretários para entender mais as suas áreas e montar boas equipes. Estou satisfeita com a equipe que montamos. A gente sente (a redução), mas entende”.
A secretária ainda avaliou que Renan Filho acertou ao adotar o sistema de metas para as secretarias.
Estou no twitter: @lulavilar