Bruno Toledo encaminha solicitação para prestar contas de verbas de gabinete em DO

31/03/2015 07:51 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

O tucano Bruno Toledo tomou uma ação inusitada na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, ainda mais quando comparada com as práticas da Mesa Diretora na legislatura passada, que era presidida por Fernando Toledo (PSDB) e reunia ainda outros deputados.

Em legislatura passada, por conta da ausência de transparência nas ações da Mesa Diretora, o Ministério Público entrou com ação na Justiça para que a Casa de Tavares Bastos publicasse seus gastos em um Portal da Transparência. Cobrou maior publicidade do órgão em relação aos seus atos.

O MP conseguiu uma decisão favorável na Justiça, mas esta ainda não foi cumprida. Ainda não se tem da Assembleia Legislativa a transparência que se espera. Não se sabe – com exceção dos gabinetes de Bruno Toledo e Galba Novaes (PRB), que divulgaram a lista – sequer quem são os comissionados indicados pelos deputados estaduais por gabinete.

Fiz a sugestão da publicação por gabinete ao presidente Luiz Dantas (PMDB). Ele disse – na época – ser possível, mas até agora nada. Lancei a ideia para Bruno Toledo diante das questões que envolvem uma de suas indicações no Ministério Público Estadual (assunto já tratado por este blog). Toledo publicou a listagem com os 25 comissionados e suas remunerações.

Galba Novaes divulgou a lista dos seus na sequência. Parou por aí.

Agora, Bruno Toledo encaminhou um à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa uma solicitação – em virtude do convênio da Casa com o Diário Oficial – para que seja publicado o extrato da prestação de contas de seu gabinete. Como este blogueiro não se contenta com pouco e acredita que o ceticismo faz bem ao jornalismo, solicitei de Bruno Toledo a cópia das notas fiscais de seus gastos e um detalhamento maior que apenas o extrato. Quero analisar tais gastos com lupa.

O deputado estadual se comprometeu de me entregar à documentação ainda esta semana. Aguardarei. “Eu estou honrando a minha palavra com você quando fiz esta solicitação à Mesa Diretora. Este blog cobrou esta prestação de contas e acho que é necessário que seja apresentada. Como tenho palavra, fiz a solicitação à Mesa para que fosse publicado no Diário Oficial. Da primeira vez, eu publiquei a lista dos meus comissionados com recursos do meu gabinete. Mas vi que a Assembleia tem uma parceria com o Diário Oficial e que isto torna a publicação mais barata”, salientou.

“A publicação dos meus gastos – além disto – segue os princípios de publicidade e transparência”, complementa ainda. “A verba é restituída de forma indenizatória. Infelizmente a solicitação que fiz ainda não foi lida. Não tive resposta alguma. Por que eu faço isto? Na minha prestação de contas há uma despesa de R$ 1,2 mil com a publicação dos meus cargos. Uma despesa que foi da Assembleia. Quero crer que é desnecessária, pois a ALE tem uma página para o Poder Legislativo. O que eu quero é que quem quiser publicar – e que seja uma prática para todos – tenha acesso a este espaço porque reduz custos”, explica Bruno Toledo.

“É uma possibilidade que deveria haver para cada gabinete”, complementa. De acordo com Bruno Toledo, as notas fiscais e contratos estarão à disposição no gabinete para quem quiser. Sobre os gastos em si, aguardo receber as notas prometidas para analisar gasto a gasto.

Estou no twitter: @lulavilar

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..