“MP tem direito de acusar; ela de se defender”, diz Renan Filho sobre Melina Freitas

27/03/2015 15:33 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Como havia dito aqui no blog, quando tratei do assunto, o silêncio até então do governador Renan Filho (PMDB) sobre o fato de o Ministério Público Estadual ter pedido a exoneração da secretária de Cultura, Mellina Freitas, significava apoio a titular da pasta.

A confirmação veio.

Mellina Freitas é alvo de uma ação que a acusa de um desvio milionário na época em que ela era prefeita do município de Piranhas. Freitas diz que provará sua inocência – por meio de nota – na Justiça.

Repito o que já disse em outras postagens: não cabe ao MP nomear, nem exonerar secretário. Mas como o pedido era expresso para que Mellina Freitas fosse demitida, o questionamento em relação à posição do governador era natural.

Renan Filho optou pelo silêncio. Mellina Freitas – que é dos quadros do PMDB - contou com seu apoio para seguir fazendo o trabalho à frente da Cultura. O peemedebista já havia defendido Freitas quando ela foi alvo da insatisfação por parte dos segmentos culturais. Além das denúncias que pesam contra ela, segmentos culturais afirmam que ela não tem afinidade com o setor.

O governador – na época – disse que ela iria surpreender. Ressaltei aqui o silêncio de Renan Filho após o pedido do MP. Creio ser obrigação minha expor – neste mesmo espaço, mesmo sabendo que o CadaMinuto já fez isto – que enfim o chefe do Executivo estadual tocou no assunto ao ser abordado pela imprensa.

Mais uma vez Renan Filho hipotecou apoio a Mellina Freitas. Não vai atender ao pedido do MP. “Nada mudou nem vai mudar em relação a ela na Secretaria”, foi enfático. Para Renan Filho tirar Mellina Freitas do cargo seria pré-julgamento. Lembrou – ainda que indiretamente – que a secretária tem o direito à ampla defesa e à presunção de inocência.

“O MP tem o direito de acusar. Ela tem de se defender. O MP fez a parte dele e espero que a Justiça se posicione”, salientou. Fim de papo.  

Assim como enfrentou a opinião pública no início de seu mandato pela forma como o assunto repercutiu em redes sociais e em alguns setores da sociedade civil organizada, Renan Filho enfrenta agora também o pedido do Ministério Público. 

Estou no twitter: @lulavilar

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..