TJ determina obrigatoriedade de simuladores eletrônicos em autoescolas

19/03/2015 17:04 - Justiça
Por Redação com Ascom TJ/AL
Image

As autoescolas alagoanas terão que se adequar e implantar os simuladores eletrônicos para treinamentos dos alunos. O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Washington Luis, suspendeu as liminares que desobrigavam  as autoescolas a adotarem os simuladores eletrônicos.

O pedido de suspensão foi feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) e a decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (19). Nos mandados de segurança que originaram as liminares, os centros de formação de condutores alegaram inviabilidade na implantação dos simuladores.

Já o Detran argumentou que, ao contrário do que foi afirmado pelas autoescolas, a medida conduz à economia do serviço, diante do alto preço do combustível na atual situação do país, assim como traz mais segurança aos condutores e terceiros.

O desembargador Washington Luiz considerou relevantes as alegações do Detran e ressaltou que os equipamentos têm sido adotados com êxito em outros Estados. “No que toca ao custo desprendido com tais implementos, há de se ponderar a economia que se fará com combustível, manutenção dos automóveis, prestação de um serviço mais célere e com larga margem de adaptação às necessidades dos alunos”, afirmou.

O presidente destacou ainda que há estatísticas revelando que os simuladores têm o poder de capacitar em 90% os aprendizes e proporcionam melhor desenvolvimento suas habilidades motoras e sensoriais, por permitir que os condutores enfrentem situações adversas que nas ruas envolveriam riscos reais.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..