Encontro entre cidades e TC debate gestão previdenciária

19/03/2015 20:59 - Maceió
Por Assessoria

As ações de modernização do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió – Iprev – foram destaque durante o I Seminário entre os Gestores Municipais e o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE). A diretora-presidente do Iprev-Maceió, Fabiana Toledo, apresentou a gestores municipais, diretores de Previdência e representantes do TCE, o projeto de modernização e gestão digital em implantação no Instituto.

O novo sistema tem o objetivo de aumentar a transparência e a agilidade no processo de homologação das concessões de aposentadorias e pensões pelo Tribunal de Contas, melhorar a gestão dos benefícios previdenciários e realizar o cruzamento periódico dos dados dos beneficiários e segurado com bases de dados de outros entes.

Fabiana Toledo participou de uma mesa redonda que tratou dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), e que contou com a participação de Márcia Lúcia Paes Caldas, da Previdência Social-MPS, e Kerchenn Elteque, da Diretoria de Tecnologia e Informática, do TCE.

“Este momento é muito importante por proporcionar uma troca de experiências entre os Regimes de previdência dos municípios alagoanos. O TCE e a Escola de Contas estão de parabéns pelo evento e nós, que fazemos a prefeitura de Maceió, orgulhosos por participar ativamente como apoiadores deste encontro”, expressou Fabiana.

A diretora presidente falou ainda da importância de se criar uma associação com os Regimes Próprios de Previdência de todos os municípios Alagoanos, a fim de discutir de forma mais abrangente e conjunta os problemas comuns a todos os RPPS.  “Uma associação devidamente constituída e atuante garante uma representatividade do seguimento em eventos nacionais e voz ativa em conselhos que debatem regularmente os temas relacionados a previdência, buscando soluções e trocando experiências”, explicou a diretora.

Segundo Fabiana, o evento foi o início do trabalho conjunto com os municípios alagoanos. “Durante o encontro, apenas pincelamos quais as ações conjuntas podem trazer benefícios para os RPPS. Mas, considero que demos o primeiro passo para montarmos um grupo  com objetivos comuns e disposição para discutirmos os temas atuais relevantes aos RPPS e adaptados as realizadas do nosso Estado”, ressaltou.

O Diretor de Tecnologia e Informática do TCE, Kerchenn Elteque, apresentou aos gestores municipais o portal SIM-ARP, e mostrou, passo a passo, como é  o funcionamento do Sistema. “Dessa forma, iremos agilizar o processo de envio de documentação ao Tribunal de Contas, facilitando a homologação das aposentadorias e pensões. Maceió será o primeiro município a utilizar o sistema, que já está em fase de teste”, destacou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..