Giro por: Penedo, União, Jequiá, Capela, São Luís e Porto Calvo

18/03/2015 17:29 - Edmilson Teixeira
Por Edmílson Teixeira

Penedo

Especialistas do Brasil e do exterior ligados à arqueologia vão estar terça e quarta da próxima semana em Penedo. É que a capital do Baixo São Francisco como é conhecida àquela cidade, sediará a Iª edição do Fórum de Arqueologia em Alagoas: Período Ibérico/Holandês. O evento promete mostrar resultados de pesquisas realizadas com o fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/AL na área do Rio Manguaba. Vão também discutir o tratamento da arqueologia para com fortificações militares no estado, em particular, para as descobertas em Porto Calvo e a que se sabe existente sob Penedo. Pretende-se ainda alimentar o debate sobre o fomento de ações turísticas, considerando possíveis caminhos, rotas e percursos pela região.

São Luís de Quitunde

Promotor Jorge Bezerra reuniu nesta quarta-feira, em São Luís sua tropa de apoio, inclusive com a presença do presidente MP/AL, Sérgio Jucá, a fim de realizar um ato de protesto contra o prefeito Eraldo Pedro. É que há poucos dias,  o prefeito de forma verbal “desceu a lenha” com ofensas pessoais no promotor, por ele tentar lhe afastar da Prefeitura, por meio de uma ação junto à Justiça, onde  focava questão ligadas ao rombo em que se encontra a Previdência do município. A tentativa do promotor não funcionou, visto que o Juiz da cidade, não encontrou motivo algum para afastar o prefeito. O afastamento, segundo o documento, era para que Eraldo Pedro não atrapalhasse durante os trabalhos de investigação. Ao que se sabe, o buraco na Previdência de lá, envolve os últimos três prefeitos do município.    

Porto Calvo / União

Os hospitais regionais de Porto Calvo e União dos Palmares vão funcionar como porta de entrada dos serviços de média complexidade nas emergências ortopédicas. Este foi um dos assuntos discutidos na reunião da Comissão Intergestores Bipartite do SUS. A medida segue a uma política estadual de assistência baseada na regionalização do atendimento, sobretudo para desafogar os serviços do HGE em Maceió e a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca. A secretária da Saúde, Rozangela Wyszomirska, destacou que esse projeto está de acordo com o modelo apoiado pelo Ministério da Saúde e pela gestão estadual.

Capela  

Prefeito Eustaquinho Moreira reuniu na manhã de terça-feira, na Câmara de Vereadores, comerciantes e empresários da cidade, a fim de anunciar o lançamento do “Compra Capela”. É um projeto arquitetado junto com o Sebrae/AL, e com a participação do Banco do Nordeste, onde visa estimular os capelenses que lidam na venda de mercadoria, sobretudo com produtos que são adquiridos pelo poder público municipal. “Nossos comerciantes são os maiores contemplados com esse projeto. Na verdade, o “Compra Capela” objetiva tornar a economia do município sustentável e ao mesmo tempo visa transformá-la num mecanismo competitivo para ingressar nas vendas pertinentes às esferas governamentais da Prefeitura. Temos a  absoluta convicção, que iremos conseguir êxito nesta investida, principalmente com o estímulo financeiro oriundo de uma parceria que selamos  com o Banco do Nordeste”, relatou o prefeito Eustaquinho.

Jequiá da Praia

Sobre aquelas famílias que residem debaixo da ponte, o prefeito Marcelo Beltrão disse  que 38 delas foram retiradas bem antes do acidente da semana passada que resultou na morte de três crianças de uma mesma família, quando uma carreta despencou da ponte carregada de cerâmica. “As famílias que ficaram foi por insistência delas mesmas”, disse Beltrão. Revelou que no município o INCRA está erguendo 157 casas pelo regime de mutirão, e que serão entregues dentro de em breve a todas essas famílias. Prefeitura, INCRA e os moradores se reuniram na última semana, onde ficou decidido que nesses 30 dias serão entregues as 70 primeiras moradias.   

União dos Palmares

O ex-candidato a prefeito de União dos Palmares e funcionário público, Dr. Paulo, conhecido como ‘Paulinho do PT’, hoje filiado ao PDT, em reunião secreta da cúpula partidária ocorrida no ultimo sábado dia 14 teve seu nome negado para voltar ao Partido dos Trabalhadores. Na eleição passada  Paulinho achou de pular do PT para o PDT, como forma de satisfazer o ex-governador Manoel Gomes de Barros, candidato derrotado nas urnas para o atual gestor de União, Beto Baia.  

 

   

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..