A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas já trabalha – conforme informações de bastidores – com a perspectiva de antecipar a reeleição do presidente Luiz Dantas (PMDB) e – consequentemente – dos demais membros da direção da Casa de Tavares Bastos.
A questão é que a Mesa ainda não cumpriu nem as promessas iniciais de dar maior credibilidade a Casa e transparência aos gastos do parlamento estadual. Luiz Dantas preside uma Assembleia completamente combalida diante das crises institucionais vivenciadas. Há crise tem dimensões políticas, administrativa e ética.
Nos últimos anos, são muitos os indícios de desvios de recursos dentro do parlamento estadual por meio de fantasmas e outras irregularidades na folha. É com esta realidade que Dantas lida e precisa dar uma resposta à sociedade, já que assumiu este compromisso ao sentar na principal cadeira do Poder Legislativo.
A transparência a ser adotada é cobrada por meio de uma decisão judicial, com base em uma ação movida pelo Ministério Público Estadual. Até aqui, o site da Casa ainda é o mesmo e não constam tais in formações. Dantas – por outro lado – busca trazer para Alagoas os mecanismos de prestação de contas e de informações adotados pelo Senado Federal.
A atual Mesa Diretora já chegou a se reunir com o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB), para discutir o assunto. Todavia, ainda que adote os mecanismos já usados em Brasília (DF), o parlamento estadual ainda não tem condições físicas para o pleno funcionamento.
Estou no twitter: @lulavilar