Conversei – no dia de hoje, dia 13 – com o deputado estadual Isnaldo Bulhões (PDT), que responde pela primeira-secretaria da Casa de Tavares Bastos, sobre informações de bastidores que indicam uma possível antecipação da reeleição do presidente Luiz Dantas (PMDB) e do restante da Mesa Diretora.
Bulhões nega a informação. Ele diz que a Mesa Diretora tem se reunido periodicamente – “todas as segundas” – para discutir vários assuntos administrativos da Casa e sobre o trabalho a ser feito no parlamento.
“Em momento algum, e falo isto com a autorização do presidente Luiz Dantas, discutimos sobre antecipação de eleição. Esta discussão não se encontra na agenda”, afirma o pedetista.
Isnaldo Bulhões – que em muitas entrevistas tem sido um porta-voz da Mesa Diretora – coloca que a preocupação inicial é recuperar a credibilidade do Poder Legislativo. “Nós vemos a necessidade trabalhar para corresponder às expectativas e conquistar a confiança para depois, se for o caso, falarmos em eleição de Mesa. Não há propósito de antecipar a eleição. Ela se dará depois de dois anos”, se comprometeu o parlamentar.
O blog resguarda a fonte, mas recebeu a informação, de um deputado estadual, que houve uma proposta neste sentido. Bulhões afirma, entretanto, que não procede. A atual Mesa Diretora assumiu o comando da Casa com a maioria dos votos.
Luiz Dantas assumiu a missão – durante a posse como presidente da Casa – de colocar o parlamento no caminho da transparência, o que já é cobrado por meio de decisão judicial. Bulhões – em recente entrevista à jornalista Vanessa Alencar – que se houve um dia, hoje não há mais “caixa-preta” na Casa de Tavares Bastos.
No entanto, o parlamento estadual ainda está longe de cumprir o mínimo que se espera no quesito transparência. Dantas – como afirmei em postagem anterior – busca aprimorar algumas ações administrativas neste sentido em uma parceria firmada com o Senado Federal. É aguardar os passos da Mesa.
Estou no twitter: @lulavilar