Tudo indica que – por consenso da maioria dos parlamentares – o deputado estadual Isnaldo Bulhões (PDT) deve ser “relocado” para a primeira-secretária da Mesa Diretora. A cadeira se encontra vaga desde a renúncia do ex-primeiro-secretário, o parlamentar Ricardo Nezinho (PMDB).
Nezinho deixou a primeira-secretaria por não ter tido autonomia para indicar a diretoria de Recursos Humanos. Na semana passada, a Mesa Diretora marcou a eleição para esta quinta-feira, dia 12. O debate sobre possíveis candidatos ocorreu apenas nos bastidores. Dois nomes surgiram: Isnaldo Bulhões e Inácio Loiola (PSB).
O primeiro negou que houvesse disputa. O segundo se mostrou desinteressado pelo cargo, quando confrontado sobre o assunto. De acordo com um deputado estadual ouvido pelo blog, o que se construiu foi um consenso em torno do nome de Isnaldo Bulhões, o que deve ser confirmado na sessão de logo mais, às 15 horas.
Com a ida de Bulhões para a primeira-secretaria – o que deve se confirmar – ficará vaga a segunda-secretaria. Esta pode ser ocupada por Loiola.
O que chamou a atenção após a renúncia de Nezinho foi o “carinho” especial da Mesa em relação ao cargo da Diretoria de Recursos Humanos. Afinal, é neste setor que foram constatadas as principais irregularidades que mergulharam a Assembleia Legislativa na profunda crise política e ética da qual ainda não saiu.
Estou no twitter: @lulavilar