Giro por: Piranhas, Olivença, Satuba, Laje e Pilar

09/03/2015 18:11 - Edmilson Teixeira
Por Edmílson Teixeira

Piranhas

O novo prefeito de Piranhas, Manoel de Audálio vem cobrando da Casal medidas urgentes, para que o órgão resolva tão logo um crônico problema de falta d’água existente no distrito de Piau, região que tem uma população de mais de 8 mil habitantes. Disse que  há mais de cinco meses aquela comunidade vem sofrendo na pele a falta do produto nas torneiras; e que a Casal apesar de sucessivos apelos da Prefeitura, não tem dado a mínima para resolver a questão. “Hoje a gente está disponibilizando cinco carros-pipas somente para abastecer a região do Piau; o que tem nos causado um transtorno danado” revelou. O curioso é que o município de Piranhas é cortado amplamente pelo rio São Francisco; mesmo assim, hoje 20 caminhões atuam diariamente para fornecer água nas comunidades urbana e rural.  

Piranhas – sonho

A grande esperança da Prefeitura de Piranhas é reconquistar o valor que recebia até há bem pouco tempo,  sobre o repasse mensal do ICMS, que era mais de um milhão de reais. O município já foi detentor da quinta maior receita desse tributo em Alagoas, cuja fonte principal era a hidrelétrica de Xingó, que fica em seu território, na divisa com o Estado de Sergipe. “Estamos aguardando o resultado de uma ação conjunta, chamada de “Litis Consórcio”, envolvendo além de Piranhas, os municípios de Delmiro Gouveia e Messias, onde esses três têm direito a cota direta do ICMS oriunda da hidrelétrica de Xingó”, disse o prefeito Manoel de Audálio.  

Piranhas – bronca

Quando assumiu a Prefeitura no dia 19 de dezembro último, na qualidade de vice-prefeito, por conta do afastamento do então titular Dr. Dante, Manoel de Audálio encontrou uma administração cheia de problemas. Suspendeu os contratos de obras e de uma frota de veículos contendo 194 automóveis, que desses só conheceu apenas quatro que efetivamente prestavam serviços. Disse que o rombo na Casa era de mais de 7 milhões de reais; vinculado a obras inacabadas e repasses do Fundo Previdenciário do Município, além de broncas com o dinheiro do Fundeb. Com a renúncia do Dr. Dante no dia 3 do mês passado, Manoel de Audálio passou definitivamente a ser o prefeito de Piranhas até o último dia do ano que vem. O homem é empresário da construção civil e pela primeira vez está provando o sabor de atuar como gestor público.  

Pilar

A Prefeitura está montando uma grande programação visando às festividades dos 143 anos de criação do município do Pilar. Com inauguração e tudo mais, o roteiro do evento começa no sábado e se estende até a segunda-feira dia 16. Os shows musicais em praça pública acontecem no domingo na Chã e no dia seguinte na praça central. As inaugurações e torneios esportivos serão no sábado.

Olivença

José Arnaldo é o novo prefeito de Olivença. Está no comando da Prefeitura desde o último dia 2 de fevereiro, data em que foi comemorada a emancipação política do município. Ele assumiu a função na qualidade de vice-prefeito, por conta de um acordo firmado em campanha, com o então titular Jorginaldo Vieira de Menezes, o “Veio” como é conhecido. “Nosso acordo foi para que nesse segundo mandato, os dois últimos anos fossem administrados por mim”, disse Arnaldo. Em Olivença, Arnaldo detém uma ampla experiência politica, visto que já foi vereador por quatro mandatos seguidos.  

Olivença- crise

Como chefe agora do Executivo municipal, José Arnaldo disse que o grande obstáculo de seu governo tem sido o serviço de abastecimento de água. Afirma que a Prefeitura mantém com recursos próprios, a manutenção de dois caminhões-pipas, que diariamente realizam várias viagens para Pão de Açúcar, na busca de água para abastecer as cisternas das residências da região. Segundo ele, o número de cisternas deve passar de 2.500 unidades. “Além dos nossos dois caminhões, outros cinco são mantidos pelo Exército Brasileiro; mas para atender a demanda de abastecimento, a gente ainda precisa de mais três caminhões que estão sendo esperados como doação do governo federal”, disse. O percurso de ida e volta para a busca de água no rio São Francisco é de mais de 150 km.

Satuba – briga

Prefeito Paulo Acioly aguarda com muita ansiedade, um desfecho da Justiça quanto ao desmembramento dos povoados Polônia e Margarida Procópio, que agora passaram a  pertencer ao município de Rio Largo. Isso depois uma medição técnica apresentada pelo Iteral, durante revisão geográfica dos mapas dos dois municípios. “Essas áreas desde 1960 pertenciam a Satuba, mas vamos tentar retomar as nossas terras por meio jurídico”, disse Acioly, afirmando que o município por conta desse laudo do Iteral, vem deixando de arrecadar mensalmente mais de 260 mil reais da receita do FPM.  

São José da Laje

Um assessor nos informou que a Prefeitura não está modificando a estrutura física do prédio da principal Igreja Católica da cidade. Ele que pediu para não revelar seu nome, disse que o pároco da comunidade local, resolveu num espaço que fica nos fundos da Igreja, construir dois sanitários, justamente para atender os fieis que frequentam as celebrações religiosas. A justificativa é porque a blogueira do Cada Minuto, Eliane Aquino soltou uma matéria sobre esse assunto, denunciando que o prédio da Igreja iria perder suas características arquitetônicas.  

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..