Em entrevista ao programa Jornal do Povo – na manhã desta segunda-feira, dia 09 – na Rádio Jornal, AM-710, o deputado estadual Galba Novaes (PRB) defendeu a implementação do voto aberto no Poder Legislativo estadual.

Novaes lembrou que apresentou ideia semelhante na Casa de Mário Guimarães quando era o presidente daquela Casa. Os vereadores implantaram. “É preciso levar a mesma ideia para o parlamento estadual, pois – na minha visão – a sociedade tem que ter o direito de saber como vota o deputado estadual que a elegeu”, salientou.

O deputado estadual frisou que um parlamentar não pode ter medo ou se esconder na hora de tomar posicionamentos polêmicos. “Apesar de o voto ser secreto, eu sempre disse como votei nas recentes votações da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Votei em mim mesmo para presidente. Votei em branco para a complementação da Mesa Diretora, votei favorável ao Passe Livre e votei pela nomeação do novo presidente da ARSAL, Marcus Vasconcelos, que sei que é um homem íntegro e que vai ajudar muito ao governo”, exemplificou.

O parlamentar do PRB deve apresentar projeto de lei neste sentido. O deputado estadual ainda aproveitou o assunto para criticar o Regimento Interno da Casa de Tavares Bastos. De acordo com Novaes, “é arcaico e transformou erros em vícios e vícios em regras”. “É preciso rever o regimento da Casa. Eu estava estudando o regimento estes dias e vi que há muita coisa que precisa ser mudada. Vou brigar por isto também”.

Galba Novaes ainda cobrou da Mesa Diretora uma proposta que já havia sido feita neste espaço: a publicação dos comissionados por gabinete. Apenas dois deputados, até o presente momento, apresentaram a lista de seus comissionados. Novaes entregou a relação para jornalistas presentes na última sessão, conforme ele mesmo. Bruno Toledo (PSDB) publicou a lista de comissionados no Diário Oficial.

“Só não publiquei no Diário Oficial, como bem fez o Bruno Toledo, porque não tinha conhecimento desta prerrogativa por parte do deputado. Achei que só a Mesa Diretoria poderia fazer. Mas, o interessante é que a Mesa publique a lista de todos os comissionados por gabinetes. A sociedade precisa saber quem é quem. O Poder Legislativo precisa ter maior transparência”, finalizou Galba Novaes.

Estou no twitter: @lulavilar