Ao se pronunciar após a divulgação da “lista de Janot” - o pedido para abertura de inquéritos contra os políticos supostamente envolvidos em esquemas de desvios de recursos envolvendo a estatal Petrobras - o senador Fernando Collor de Mello (PTB) relembrou o passado: frisou que já foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal e que “vai provar, mais uma vez, sua inocência”.
A lista entregue pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal com os pedidos de investigação foi divulgada ainda na noite de ontem, dia 06, após decisão do ministro Teori Zavascki. Ele julgou não haver motivos para que fosse mantido o segredo de justiça.
Os citados na lista são apontados como membros de um esquema criminoso. Eles seriam o “núcleo político” da quadrilha que está sendo investigada pela Operação Lava-jato da Polícia Federal. Basicamente as acusações são de recebimento de propina. No caso de Fernando Collor, ele teria - conforme as investigações com base na delação premiada do doleiro Alberto Youssef - recebido R$ 3 milhões em propina.
O senador já havia negado quando a informação surgiu divulgada pela mídia nacional. Agora, com a confirmação da acusação e de sua presença na lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, Collor voltou a se pronunciar na manhã de hoje, dia 07, por meio das redes sociais.
“Sobre a inclusão de meu nome na lista da PGR, estranho e reajo com veemência”, sentenciou Fernando Collor. O senador alagoano afirma “estar limpo”. “Não temo nenhuma investigação e vou provar - mais uma vez - minha inocência”.
Collor reafirmou o que disse no uso da tribuna do Senado Federal “quando tomou a iniciativa de exigir das autoridades esclarecimentos”. “Não mantive qualquer tipo de relação pessoal, política, ou empresarial com o tal doleiro contraventor. Da mesma forma que ficou provada a minha inocência, em dois julgamentos realizados pela mais alta Corte de Justiça deste país, o STF, em função do turbilhão de denúncias rasas que levaram à cessão política do meu mandato presidencial, estou novamente pronto para enfrentar e provar que nada tenho a ver com esse esquema criminoso”, finalizou Collor.
Os três senadores alagoanos foram citados na “lista de Janot”. Além de Collor, portanto, aparecem também Benedito de Lira (PP) e Renan Calheiros (PMDB). Estes dois também alegaram inocência. As falas deles estão em postagens anteriores. O deputado federal Arthur Lira (PP) também foi citado, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Estou no twitter: @lulavilar