A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas marcou a eleição para ocupar a vaga da primeira-secretaria – que se encontra em aberto desde a renúncia do deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB) – para o próximo dia 12 de março.
Ainda não há informações sobre quem teria o interesse de ocupar o cargo. Vale lembrar: a primeira-secretaria sempre foi uma das cadeiras mais importantes da Mesa, perdendo apenas para a da presidência que atualmente é ocupada por Luiz Dantas (PMDB).
Nezinho foi definido como primeiro-secretário em um acordo que antecedeu o início desta legislatura e envolveu pelo menos 18 deputados estaduais. Porém, diante da ausência de independência para nomear alguém para ocupar a função comissionada da diretoria de Recursos Humanos, Ricardo Nezinho acabou renunciando.
O deputado estadual peemedebista nega que tenha havido atrito com a Mesa Diretora. Disse apenas que não ocuparia a função sem a autonomia de nomear o cargo que para ele era imprescindível. Agora, a expectativa é para quem será o próximo primeiro-secretário e que liberdade este terá, já que o cargo diz respeito ao ordenamento de despesas da Casa de Tavares Bastos.
Seria o próximo primeiro-secretário apenas uma “rainha da Inglaterra” sem voz de comando em relação às despesas da Assembleia? É uma das perguntas. Outra: teria ele liberdade em relação à diretoria de Recursos Humanos, que foi o motivo da renúncia do deputado anterior? Outra questão.
O anúncio da eleição para o cargo vago foi feito na sessão de hoje pelo deputado e presidente estadual Luiz Dantas, após questionamentos do parlamentar Galba Novaes (PRB). Inicialmente, a eleição ocorreria dia 13, mas devido questionamentos de Galba Novaes quanto ao cumprimento do Regimento Interno que contabiliza os dias para a eleição com base na renúncia de Nezinho – além de uma solicitação de Marcelo Victor (PTB) – foi repassado para o dia 12, na sessão ordinária da Casa.
Estou no twitter: @lulavilar