O deputado Arthur Lira (PP) – um dos que era o mais cotado para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça – alcançou êxito e assumiu a principal cadeira desta comissão que é uma das mais almejadas pelos deputados federais. Agora, ele comanda a Constituição e Justiça, que é por onde passam as matérias da Casa, consequentemente os principais projetos. Eis a importância.
Lira era o nome do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PV), para o cargo. Ele consegue se tornar presidente com 48 votos. O apoio da maioria dos parlamentares que participaram do processo eleitoral interno da Casa. Além de Arthur Lira, a comissão contará com outros dois alagoanos: o parlamentar João Henrique Caldas, o JHC (Solidariedade) e o tucano Pedro Vilela (PSDB). Este último será suplente.
Arthur Lira participou ativamente da campanha vitoriosa de Eduardo Cunha, quando este buscava o espaço de presidente da Câmara de Deputados. Além disto, o parlamentar mostra força dentro do seu partido – o PP – pois a legenda também tentou, conforme bastidores, colocar outro nome na disputa.
O pepista alagoano enfrentava algumas dificuldades internas, como colocou este blog em textos passados, mas a superou.
Arthur Lira já foi líder do PP na Câmara de Deputados, o que comprova o lugar de destaque dentro da agremiação. Além de Lira, outros deputados federais alagoanos também começaram o ano ocupando espaços importantes na Casa. É o caso – por exemplo – de Maurício Quintella, que se tornou o líder do PR na Câmara.
Estou no twitter: @lulavilar