Depois de conversar com o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e de receber o apoio de pelo menos 15 vereadores, o edil Eduardo Canuto (PV) – que tinha pensando em entregar à liderança do Executivo na Câmara Municipal de Maceió – resolveu permanecer no cargo.
Canuto reconheceu que o desgaste chegou a pesar quando cogitou a saída da liderança, mas – em entrevista a este blogueiro – ressaltou que resolveu permanecer na liderança “por acreditar no Executivo e saber que prefeito tem um projeto sério”.
Nos bastidores, a informação era de que Canuto teria conseguido ampliar o espaço dentro do Executivo e o compromisso do apoio do prefeito nas eleições municipais de 2016. O vereador do PV nega.
“Nunca discuti com o prefeito avanços pessoais. Discuti muito mais pleitos de bancada, questões dos vereadores da base. Eu defendo o Executivo porque eu acredito neste projeto que está sendo colocado em prática em Maceió. Eu acredito que o prefeito Rui Palmeira está no caminho certo”, rebateu.
Eduardo Canuto ressaltou ainda que quando cogitou deixar a liderança não houve qualquer atrito com o prefeito Rui Palmeira. “O prefeito é um homem sério e honesto e eu tenho exercido a liderança por convicção. Ser líder é uma tarefa árdua, nem sempre aceita. Mas, ao decidir permanecer na liderança faço o que é certo. A liderança provoca, evidentemente, desgastes no Executivo e dentro do próprio Legislativo. A escolha é feita pelo prefeito e não nos traz vantagens, a não ser estar do lado de um projeto que no caso é um projeto sério. Um problema é que os desgastes cansam e nos afastam de projetos pessoais dentro da Câmara e nos aproxima mais de projetos que são do governo. Isto dentro de uma Câmara que é plural”, colocou.
O vereador Eduardo Canuto disse que fez uma avaliação de sua própria atuação nos últimos dois anos. “Diante disto, não seria correto que eu deixasse a função em momento difícil. Mesmo não sendo querido por alguns, tive o apoio da maioria dos vereadores. Conversei com o prefeito. Na atuação da bancada, a gente defende o defensável, busca esclarecimentos para levar aos vereadores. Este trabalho continuará sendo feito”.
Estou no twitter: @lulavilar