Nas minhas redes sociais, eu indaguei - marcando alguns deles no facebook - aos deputados federais alagoanos qual o pensamento deles em relação às medidas da Câmara de Deputados que ampliam os benefícios dos parlamentares, aumento os gastos públicos em uma época onde todos - diante da situação econômica do país - pregam o discurso de “apertar os cintos” e ter mais zelo e eficiência na aplicação dos recursos. 

Este tem sido, por exemplo, o discurso do governo do Estado de Alagoas, anunciando cortes de forma horizontal em todos os órgãos. Em relação à Câmara de Deputados, a bancada alagoana naquela Casa - como já é sabido - conta com nove cadeiras: Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), Maurício Quintella Lessa (PR), Cícero Almeida (PRTB), Givaldo Carimbão (PROS), Pedro Vilela (PSDB), Marx Beltrão (PMDB), Arthur Lira (PP), João Henrique Caldas, o JHC (Soldariedade) e Ronaldo Lessa (PDT).

Destes, até o presente momento, apenas Pedro Vilela me respondeu. Vilela disse que não apenas ele, mas toda a bancada tucana se posicionou contrária a medida que adota passagens aéreas para as esposas dos parlamentares e criticou a Casa por elevar custos em um momento de crise, lembrando que quem paga é a sociedade. 

“Este posicionamento foi de bancada. Além disto, não faremos uso do recurso”, colocou. O tucano, em conversa com este blogueiro por telefone, se posicionou da seguinte maneira: ”o partido se posicionou contra e já adotamos como medida que não usaremos o benefício das passagens para esposas. Ninguém fará uso do benefício e ao mesmo tempo vamos entrar na Justiça para que o Supremo Tribunal Federal se posicione sobre o assunto”. 

Caso os demais deputados federais se posicionem sobre a medida, terão espaço aqui. É interessante para o eleitor saber o que cada um deles pensa…sobre os mais variados assuntos que pautam o Congresso neste momento.

Estou no twitter: @lulavilar