De acordo com informações do blog do jornalista Fernando Rodrigues, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB), já afirmou que vai instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar contas secretas do banco HSBC.

O requerimento da CPI deve ser lido nesta sexta-feira, dia 27. Renan Calheiros disse – ao blogueiro Fernando Rodrigues – que vai ainda existir um prazo até a meia-noite para inclusão ou retirada de assinaturas. “Se o número necessário permanecer, a CPI será instalada”.

Calheiros classificou o assunto como “relevante”. O pedido da CPI é uma solicitação feita pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL). O psolista diz ter 30 assinaturas. O necessário são 27. O objetivo é investigar as contas de brasileiros que são mantidas na agência de “private bank” do HSBC na cidade de Genebra, na Suíça.

Rodrigues defende que o Ministério da Fazenda, que comanda Receita Federal, e o Ministério da Justiça, para se ter o nome dos brasileiros que mantiveram as contas na agência do HSBC. É uma investigação que pode ir a fundo e quem for podre que se quebre. Agora, que não sirva de cortina de fumaça para outras investigações igualmente importantes que estão em andamento no Congresso Nacional.

Que o empenho em relação a esta CPI seja a o mesmo para investigar os demais casos que serão alvos de outros pedidos de abertura de Comissão.

De acordo com Fernando Rodrigues, “o governo federal não tem a listagem completa dos 8.667 correntistas com ligações com o Brasil e que mantinham recursos depositados no HSBC na Suíça em 2006 e 2007. A Receita Federal afirma estar em contato com autoridades europeias para obter os dados, em atuação coordenada com o Banco Central e o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras)”.

Estou no twitter: @lulavilar