Indicado líder do governo na sessão desta quarta-feira, dia 25, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) já arregaçou as mangas em defesa do governador Renan Filho (PMDB) usando a tribuna para comentar as ações da segurança pública que – segundo o parlamentar petista – renderam reduções no número de homicídios.
Há questionamentos em relação a estas estatísticas, como mostrou o jornalista Davi Soares, em seu blog, ao analisar os dados apresentados pela Secretaria de Defesa Social do governo peemedebista.
Todavia, mais que falar em segurança pública, Ronaldo Medeiros se mostrou afinado com o discurso do Executivo, inclusive já assumiu uma postura de cobrança em relação à Mesa Diretora da qual faz parte: dar agilidade ao processo para a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015.
A chegada da LOA no parlamento estadual foi lida na sessão desta quarta-feira. Medeiros ressaltou a necessidade do presidente Luiz Dantas (PMDB) já marcar – o mais rápido possível – uma audiência pública para a apreciação desta. Dantas ressaltou que, antes mesmo de definir as Comissões, já que a LOA tem que ter o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deve designar um relator especial para adiantar o processo.
O presidente da Casa de Tavares Bastos acredita que o orçamento para o exercício financeiro deste ano deve ser apreciado dentro de 15 dias.
Ao falar da liderança, Ronaldo Medeiros frisou que “recebe a missão com honra”, pois será líder de um governo que “quer mostrar ações que a sociedade espera, que já realizou cortes na própria carne e elegeu a Educação como uma prioridade”. “É um governo que pode ser considerado sério e quer reconstruir Alagoas. Eu quero colaborar para aprovarmos medidas necessárias para o governo concretizar seus projetos e melhorar a qualidade de vida dos alagoanos”.
Ronaldo Medeiros disse que ainda vai conversar com o governador, mas já ressaltou que a principal preocupação de Renan Filho para os próximos dias é a votação do orçamento. “Tanto que hoje já pedi a presidência para marcar esta audiência, que indique um relator especial antes da indicação das comissões. Até porque a Assembleia não pode ser culpada pelo governo não programar algumas ações”. Medeiros observou que já foi cobrado de alguns secretários.
“Até a próxima semana podemos realizar a sessão pública e colocarmos o orçamento em debate”, falou ainda. Ronaldo Medeiros sai da condição de líder de oposição (era seu papel durante a gestão do ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB)) e agora surge como líder do governo peemedebista. “Vou cumprir a missão nova com a mesma vontade e empenho que tive antes. Farei uma liderança técnica, com os dados do governo, acompanhando as ações do governo, para esclarecer os pares e a sociedade as dúvidas que surjam. Hoje sou governo e vou apoiar todas as medidas que sejam para o bem de Alagoas. Renan Filho tem postura ética, clara e transparente e isto é bom para a Assembleia que é um poder parceiro, mas independente. Vamos construir esta relação com estes dois pilares: parceria e independência”, avaliou ainda.
O Partido dos Trabalhadores tem tido espaços de destaque na gestão de Renan Filho. Além da indicação de Ronaldo Medeiros na ALE, o que fortalece o partido em Alagoas, a legenda também está na pasta de Desenvolvimento Social e na empresa de Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas.
“Eu não vejo ninguém reclamar do espaço que o PT tem dentro deste governo. Agora, o partido tem que entrar com a missão também de colaborar. Antes de disputar cargos esta tem que ser a missão. Temos que mostrar serviço porque muita gente diz que o PT só serve para ser oposição e é nossa obrigação mostrar que não. Mostrar que o partido tem uma grande utilidade e vamos apresentar isso com trabalho junto ao governador Renan Filho”, finalizou.
Estou no twitter: @lulavilar