Conversei com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, Luiz Dantas (PMDB), sobre as nomeações que estão sendo feitas na Casa de Tavares Bastos. Como mostra a jornalista Vanessa Alencar, Dantas se isentou de responsabilidade em relação às indicações que são feitas pelos parlamentares.
De acordo com ele, cabe ao presidente apenas nomear, já que a escolha é feita por cada parlamentar estadual. Pois bem, indaguei ao presidente por qual razão – diante disto – o parlamento estadual não publica as nomeações – em seu próprio site – por gabinete. Assim é possível saber quais pessoas foram nomeadas e por quais deputados.
Não há porque haver segredos já que é informação pública. Este procedimento – por exemplo – já é adotado pelo Senado Federal. Lembro que solicitei àquela Casa a lista dos comissionados por gabinete dos três senadores alagoanos e obtive com facilidade.
Tanto que a publiquei neste blog. A lista ainda serviu de subsídio para matéria no jornal CadaMinuto Press diante de alguns questionamentos que ela gerou em função de alguns nomeados.
Luiz Dantas, ao ouvir a proposta, frisou: “é uma sugestão possível de ser adotada. Sim. Por que não? Vou levar o assunto para ser discutido com os demais membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e poderemos discutir o assunto”. Um gesto pequeno, mas acreditem: muito importante para acompanhar algumas ações da Casa.
Vale ressaltar que, na legislatura passada, a identificação dos “repasses a mais” nos nomes de alguns comissionados poderia ser mais esclarecedora se o Ministério Público soubesse quais os deputados estaduais responsáveis por tais indicações. Fica a dica. Espero que a proposta seja acatada.
Estou no twitter: @lulavilar