Os vereadores por Maceió retomaram as atividades legislativas no dia de ontem, 19. Com isto, o próximo passo dos edis é a definição das comissões da Casa de Mário Guimarães. Atenção maior para duas que possuem forte poder no andamento de matérias de relevância: Comissão de Constituição e Justiça; e Comissão de Orçamento e Finanças.
De acordo com o líder do prefeito na Câmara Municipal de Maceió, vereador Eduardo Canuto (PV), a expectativa é de que os edis definam as composições por meio de acordo de lideranças de partidos respeitando a proporcionalidade. Caso não seja possível, haverá embate para “eleições” dos membros.
Canuto já demonstrou preocupação em relação à composição das Comissões mais importantes para que não sejam “travados” projetos do Executivo. Por isto, o acordo de lideranças seria mais importante. Até o presente momento não há nomes circulando nos bastidores, ou ainda não vazaram.
Claro que para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), será proveitoso ter um governista na Constituição e Justiça e na de Orçamento. É por onde circulam os principais projetos de lei da administração municipal. Das duas, a atenção ainda é maior para a Constituição e Justiça, já que todas as matérias passam por ela.
Há um cenário favorável para que os vereadores que compõem atualmente a Comissão por lá permaneçam. Quem a preside – atualmente – é a vereadora Fátima Santiago (PP). O presidente da Casa de Mário Guimarães, Kelmann Vieira (PMDB), também espera por um entendimento de lideranças.
Estou no twitter: @lulavilar