Tratei do assunto neste blog em postagens passadas. Volto a ele. O vereador Eduardo Canuto (PV) – conforme informações de bastidores – está cada vez mais decidido a deixar a liderança do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB).
Não se trata de uma questão política. O tucano está satisfeito com o trabalho que Eduardo Canuto realiza na Câmara Municipal de Maceió. O vereador do PV se expõe, compra as brigas na defesa do Executivo da capital alagoana. Razão pela qual – recentemente – teve vários embates com o vereador Silvânio Barbosa (PSB): o ferrenho opositor de Rui Palmeira na Câmara.
A recíproca – ainda segundo os bastidores – é verdadeira. Ou seja: Eduardo Canuto possui uma ótima relação com o prefeito. O problema é que se aproxima o calendário eleitoral e, na posição que se encontra, o edil do PV não tem vantagens em ocupar a liderança do prefeito de Maceió.
Canuto tem se afastado de suas bases eleitorais e em política não há vácuo. Além disto, há o desgaste natural de uma liderança. O vereador ainda é lacônico em algumas declarações sobre a possibilidade de deixar o posto, mas em recente entrevista ao repórter Jonathas Maresia (Gazetaweb), Canuto deixa visível o que já era colocado neste blog.
O vereador pretende conversar com o prefeito em breve. Na sessão desta quinta-feira, dia 19, quando a Casa de Mário Guimarães retomou as atividades legislativas, Eduardo Canuto afirmou que vai esperar o retorno do prefeito à capital alagoana para discutir a necessidade de passar o bastão.
O vereador do PV não entra nos detalhes que são discutidos em bastidores, mas frisou – conforme o repórter Maresia – que “acaba não fazendo muitas coisas, como assistir à família”. Ainda que fora da liderança, Canuto será nome certeiro na bancada governista.
Estou no twitter: @lulavilar