Com o fim do carnaval, o senador Renan Calheiros (PMDB) já tem um foco para as próximas sessões do Senado Federal. O presidente da Casa – como divulgado pela Agência Senado – que colocar em pauta os projetos referentes à reforma política. Estes devem ser apreciados, ao menos no que depender do peemedebista, já na primeira semana de março.

Calheiros deve trabalhar que estas proposições estejam entre as primeiras a serem analisadas pelos senadores logo após o Carnaval. O peemedebista já anunciou aos colegas senadores que algumas serão apreciadas simultaneamente com votações na Câmara de Deputados.

O Senado Federal tem dez proposições legislativas sobre o tema que deve dominar os noticiários nos próximos meses em função das propostas que entram em discussão. Dentre estas, as que mais devem gerar debates são o modelo de financiamento de campanha, a proibição das coligações em eleições proporcionais e a duração dos mandatos do Executivo.

Renan Calheiros – em recente entrevista – se antecipou a um ponto. Criticou o financiamento público de campanha. Foi enfático ao dizer que este é “impraticável”. Todavia, defendeu que seja imposto um teto para doações.

A retomada dos trabalhos no Senado Federal ainda deve ser marcada pela apreciação dos vetos.

Estou no twitter: @lulavilar