O “Sábado de Zé Pereira” (14) em Maceió terá os tradicionais desfiles das escolas de samba abrindo as festividades do carnaval 2015. Ao todo, serão seis agremiações que irão, colocam temas na avenida como a Lagoa Mundaú, as riquezas da fauna e da flora alagoana, personagens históricos, tudo isso com a alegria irreverência que o período exige.
A estrutura para os foliões acompanharam o desfile foi efetuada na sexta-feira. A Prefeitura de Maceió, por meio da Fmac, garantiu a estrutura adequada para realização do desfile. Os equipamentos disponibilizados vão desde arquibancadas para o público em geral, camarote para atuação dos jurados e profissionais de imprensa, gradis de proteção para evitar que o público se misture aos integrantes das escolas durante o desfile a disponibilização de banheiros químicos.
Além dos investimentos em estrutura para que a festa aconteça, a Prefeitura de Maceió ofereceu ajuda de custo de R$ 60 mil diretamente para as escolas, colaborando para a construção de alegorias, confecção de fantasias e outros adereços.
A concentração para o desfile acontece nas imediações da Praça de Multieventos. A evolução das apresentações acontece ao longo da Avenida Dr. Antônio Gouveia, que terá trechos interditados em vários quarteirões para garantir a segurança do evento a partir das 18 horas.
Seis escolas desfilarão. A primeira a entrar na avenida será a Arco-Íris, às 20h; na sequência, às 21h, é a vez da 13 de Maio; uma hora depois, a Jangadeiros desfila. A escola de samba Girassol será a quarta no desfile; à meia noite é a Gaviões da Pajuçara que desfila seu samba-enredo; e 1h a Unidos do Poço, a mais antiga escola de Maceió, encerra a programação as apresentações.
Conheça as escolas e os temas:
20h – Arco-Íris - “Onde não existe faz-de-conta da folia, a Arco-Íris toma conta”
21h – 13 de Maio - “Lagoa do Mundaú, o tesouro das marisqueiras”.
22h – Jangadeiros - “Mais verde do que nunca”.
23h – Girassol - “Uma terra de beleza mil, nasce uma cidade histórica no Brasil”
00h – Gaviões da Pajuçara - “Faloni Tenório, da humildade à grandeza, a Gaviões mostra a história de um herói”.
01h – Unidos do Poço - “A Terra como fonte de vida, um dos principais bens ofertados pela natureza ao desenvolvimento humano”.