Pilar homenageia seu filho Jararaca, autor de "Mamãe eu quero”

13/02/2015 15:31 - Edmilson Teixeira
Por Edmílson Teixeira

O Carnaval pilarense que vem rolando desde domingo último, com blocos e mais blocos nas ruas, e que a partir deste sábado começa a pegar pra valer, está homenageando este ano, José Calazans. É um nome desconhecido, mas que passa a ter fama mundialmente quando se trata de Jararaca, como era conhecida a figura. Simplesmente Jararaca era natural do Pilar/AL, e foi ele o autor da música carnavalesca “Mamãe eu quero”, eterna marchinha tocada nos bailes carnavalescos de clubes que foi  gravada em 1937 no Rio de Janeiro, onde até hoje tem sido sucesso nos períodos de momo. Dois anos depois a canção ganhou força na voz de Carmem Miranda. “O fato de o Jararaca ter nascido em nosso território, reforça a tese de que o Pilar é tradicionalmente o lugar onde a animação carnavalesca tem sido uma das mais badaladas do Nordeste”, argumenta com muito otimismo  e sorridente o prefeito Carlos Alberto Canuto.  

Curiosidade

A composição foi criada faltando apenas alguns meses para o início do Carnaval de 1937. Foi levada para os EUA em 1939, pelos integrantes de uma orquestra americana que se apresentara em 1937 no Cassino da Urca. Mais tarde foi incluída no repertório de Carmen Miranda, por exigência do próprio público de lá.

"Mamãe eu quero" serviu até para campanha eleitoral. Candidatando-se a uma vaga na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pelo PCB, Jararaca compôs uma segunda versão para a música, que, segundo o jornal ‘A Manhã’, de 19 de dezembro de 1946, foi cantada a exaustão durante um comício do PCB na praia do Russel.
Foi eleita pelo site da revista Veja, a segunda melhor marchinha de Carnaval de todos os tempos.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..