Uma proposta encampada pelo peemedebista Luiz Henrique (SC) – que disputou a presidência do Senado Federal contra o senador Renan Calheiros (PMDB/AL), mas acabou sendo derrotado – pode tirar o poder de definição da pauta das mãos do presidente Calheiros.

O detalhe é que a proposta – conforme o site Política Real – conta com o apoio do líder do PT no Senado Federal, Humberto Costa (PE). A ideia é da senadora Ana Amélia (PP/RS) e tem como principal objetivo conceder ao colégio de líderes a competência de definir a tramitação das matérias em plenário.

Para o PT – conforme os bastidores políticos – significa maior poder junto a sua bancada governista para construir a pauta do Senado Federal sem depender tanto de Renan Calheiros. Como se sabe, a relação de “aliança” entre PT e PMDB sempre foi marcada pela desconfiança. Humberto Costa, neste momento, pode estar representando uma visão do partido.

A prática de a pauta ser feita junto com o colégio de líderes já ocorre no âmbito da Câmara de Deputados, mas não no Senado Federal.  Ao defender a proposta, Humberto Costa utiliza o argumento de ser “um posicionamento mais democrático”.

Já o peemedebista Luiz Henrique – que no início da legislatura se posicionou como um adversário de Renan Calheiros, inclusive com alfinetadas – diz que é necessário instituir a reunião de líderes semanal pata deixar de ter “decisões imperiais”. “Não há uma norma legal obrigando e é preciso que haja uma norma”, coloca ainda.

Estou no twitter: @lulavilar