Os deputados estaduais se reúnem na próxima quarta-feira, dia 11 - antes mesmo do início do ano legislativo, que é agendada - regimentalmente - para 19 de fevereiro - para apreciar duas matérias que estão na pauta desde a legislatura passada:  a Lei de Delegada e o Fundeb. Ambos são projetos do interesse do Executivo.

No caso do Fundeb, a Assembleia Legislativa recebeu a matéria ainda no governo passado, mas para pressionar o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) em busca de uma suplementação financeira, o projeto acabou não sendo apreciado. O tucano não atendeu a solicitação da Casa de Tavares Bastos. 

Agora, com uma nova legislatura e no comando do deputado estadual Luiz Dantas (PMDB) - que preside a Casa - a pauta deve ser apreciada sem dificuldades devido o entendimento de lideranças. 

Por meio de assessoria, Dantas confirmou a prioridade dos projetos. “Vamos valorizar e reconhecer o trabalho dos profissionais da Educação que sempre serão tratados como prioridade pelos deputados da Casa”. 

Luiz Dantas ainda afastou qualquer risco da sessão não ocorrer. Ele ressaltou que a data foi fruto de um “acordo” com os servidores, que - mesmo diante das reivindicações em função de salários atrasados - vão abrir a Casa para os trabalhos legislativos. 

Em relação à Lei Delegada, é a aprovação desta que permitirá a reforma administrativa do governo do Estado de Alagoas, que pretende remodelar as secretarias, como por exemplo, a criação da pasta de Esportes, que ainda não existe oficialmente. 

Após a votação, um acordo fez com que o ano legislativo - ao invés de iniciar no dia 19 de fevereiro - vai começar no dia 24 deste mês, após a reunião de apresentação da proposta de negociação dos salários atrasados e do aumento salarial da categoria. 

Na reunião para definir a sessão de quarta-feira estavam presentes, além de Dantas, os demais membros da atual Mesa Diretora.

Estou no twitter: @lulavilar