De acordo com informações de bastidores políticos, o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) tende a ser o coordenador da bancada federal alagoana, ocupando o lugar que era de Givaldo Carimbão (PROS).  É o que corre pelos corredores de Brasília (DF).

O assunto foi abordado, por exemplo, pelo site Política Real. Carimbão fica sem o posto na bancada, por ter encerrado seu período; e sem o comando do partido na Câmara de Deputados, o que desejava, ainda segundo os bastidores. O PROS emplacou Domingos Neto, do Ceará.

Ronaldo Lessa teria o apoio da maioria dos deputados federais para coordenar a bancada alagoana. O pedetista já teria fechado acordo com sete dos nove parlamentares, afirma o site Política Real (www.politicareal.com.br). Os senadores alagoanos – Renan Calheiros (PMDB), Fernando Collor (PTB) e Benedito de Lira (PP) – ainda não se posicionaram abertamente.

Lessa – entretanto – cumpriu importante função na coordenação da campanha que elegeu Renan Filho (PMDB) governador e reelegeu Collor ao Senado Federal. Carimbão também estava nesta coligação. Fora do campo político que o elegeu, Ronaldo Lessa também espera contar com os apoios de Maurício Quintella Lessa (PR) e Arthur Lira (PP). Paulão (PT) também é cotado para ser coordenador da bancada, segundo bastidores.

Caso se confirme a coordenação de Lessa, uma posição de destaque para o pedetista que desde que deixou o governo do Estado de Alagoas sofreu sucessivas derrotas políticas no Estado. Lessa se candidatou ao Senado, em 2006, e foi derrotado por Fernando Collor. Foi candidato ao governo em 2010 e perdeu para Teotonio Vilela Filho (PSDB). Em 2012 tentou disputar a Prefeitura de Maceió, mas ficou fora do processo devido questões judiciais.

Em 2014, Ronaldo Lessa optou pelo Legislativo em função da conjuntura política favorável a uma candidatura majoritária do PMDB e também por conta da densidade eleitoral e das pesquisas que o indicavam como deputado federal eleito.

A bancada federal alagoana é composta por João Henrique Caldas (Solidariedade), Marx Beltrão (PMDB), Pedro Vilela (PSDB), Maurício Quintella (PR), Cícero Almeida (PRTB), Arthur Lira (PP), Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), Givaldo Carimbão e o próprio Ronaldo Lessa, além dos senadores já citados. 

Estou no twitter: @lulavilar