O advogado Marcos Guerra foi nomeado - no dia de hoje, 04 - para  o cargo de procurador da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. Ele foi nomeado pela nova Mesa Diretora do parlamento estadual, presidida pelo deputado estadual Luiz Dantas (PMDB).

Marcos Guerra comandou a procuradoria da Casa de Tavares Bastos durante a gestão do ex-deputado estadual Fernando Toledo (PSDB). Guerra chegou a estar no parlamento estadual durante o escândalo envolvendo a Mesa Diretora presidida por Toledo. 

Fernando Toledo - além de Guerra - teve ainda como procurador-geral da Casa o advogado Fábio Ferrario. Ele também foi substituído durante a gestão tucana. O último procurador, antes da nova legislatura, foi o Diógenes Tenório.

Tenório saiu no fim da gestão de Fernando Toledo. Em janeiro, ele pediu exoneração para assumir a procuradoria-geral da Câmara Municipal de Maceió, onde se encontra. Desde então, o cargo ficou vago. O presidente “meteórico” Antônio Albuquerque (PRTB) ficou por cerca de 30 dias no comando o Legislativo sem contar com um procurador-geral.

A nomeação de Marcos Guerra está publicada no Diário Oficial desta quarta-feira. 

Diretor-financeiro. 

Além de nomear o procurador-geral, a nova Mesa Diretora também nomeou Anderson Tenório Leão para o cargo de diretor financeiro da Casa de Tavares Bastos. Após a exoneração de 600 comissionados, estas são as únicas duas nomeações da Casa de Tavares Bastos nesta quarta-feira.

O presidente Luiz Dantas assumiu a Casa prometendo novas práticas, auditoria na folha de pagamento, transparência e austeridade com os recursos públicos. Dantas assume o comando da ALE após o parlamento ter passado por uma crise mergulhado em escândalos e denúncias de malversação de recursos públicos.

Tanto é assim que são várias as ações impetradas pelo Ministério Público Estadual com base nos dados da movimentação financeira da Casa. Outras ainda virão, conforme o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá. 

Estou no twitter: @lulavilar