Publiquei, no dia de ontem, 03, informações relativas à preocupação de alguns funcionários do IZP que me procuraram para falar de equipamentos referentes ao maquinário para a implantação do sinal digital da TVE – que faz parte do Instituto Zumbi dos Palmares – estavam ao “relento”, sofrendo com as intempéries do tempo, como chuvas, por exemplo.

Pois bem, a direção do Instituto Zumbi dos Palmares de Rádio e Televisão divulgou uma nota que explica que o equipamento do Sistema Digital da Emissora, supostamente abandonado na parte externa do prédio não representa falta de zelo com o bem público.

O Instituto coloca que o equipamento que se encontra na parte externa é responsável apenas pelo resfriamento do transmissor digital da TVE. O diretor-presidente interino Marcos Bezerra Normande afirma que todo maquinário referente ao sistema digital está devidamente guardado, seguindo recomendações de fabricante.

Este Blog externou – como acredita ser o papel do jornalismo – uma preocupação de funcionários da empresa, que repassaram as informações solicitando o sigilo da fonte. Detalhe: um dos funcionários é da parte técnica. Ele afirma categoricamente que aquele tipo de equipamento não poderia se encontrar da forma como está.

“Este é um dos equipamentos que compõem o sistema digital da televisão. Não deveria estar na chuva ou no sol. A tendência – diante disto – é enferrujar algumas partes metálicas e trazer danos irreparáveis a este equipamento. É preciso construir um ambiente, o que parece não ter sido providenciado”, é o que fala um dos técnicos.

Eu – de minha parte – fico feliz com o fato da direção do IZP externar que esta preocupação é “infundada” e que tudo está bem guardado. O que fiz aqui, como blogueiro, é o que sempre faço: expor uma situação que creio merecer esclarecimento público e buscar os seus esclarecimentos.

 Eis o que coloca o diretor-presidente do IZP por nota: “o referido equipamento citado e mostrado na matéria, para fácil entendimento do público leigo, trata-se de um aparelho responsável pelo resfriamento do transmissor. Por mais estranho que isso pareça, ele é instalado justamente na parte externa do prédio que abriga o transmissor para que o efetivo resfriamento seja feito”.

E segue: “ressalta-se também que o local de instalação foi previsto no projeto pelo fabricante, sendo recomendado pelo representante da empresa, na ocasião da entrega, o local em questão. Quanto ao transmissor e aos demais componentes que fazem parte do Sistema Digital da TVE Alagoas, estão devidamente guardados e protegidos aguardando o cronograma de instalação”.

Estou no twitter: @lulavilar