Os equipamentos para a transmissão da TVE Alagoas em sinal digital já se encontram no Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). Vale ressaltar que a rede de televisão é um dos veículos de comunicação do Instituto estatal mantido pelo governo do Estado de Alagoas.
Entretanto, conforme informações obtidas pelo Blog do Vilar, todo o equipamento – que tem um alto custo e necessita de cuidados especiais para que não sejam danificados – sofrem ao relento.
Eles foram colocados a céu aberto próximo a torre que vai servir para transmitir o sinal digital, mas que também ainda não está em operação. O risco, conforme informações apuradas pelo blog, é que o equipamento seja danificado antes mesmo de ser instalado já que é exposto as intempéries, como chuvas, por exemplo.
Nos corredores do Instituto a preocupação é grande, mas pouco se pode fazer. O atual governo do Estado de Alagoas ainda não nomeou quem vai comandar os destinos do IZP pelos próximos quatro anos. Prejuízos para a televisão estatal, prejuízo também para os cofres públicos, já que estes equipamentos tiveram um custo.
O ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) assegurou a liberação de recursos para aquisição de equipamentos da transmissão digital ainda no ano passado. Conforme o governo da época, foram liberados recursos para compra de transmissor, antena, equipamentos de controle e mediação, dentre outros.
Comenta-se – nos bastidores do IZP – que o equipamento chegou até que parte do equipamento chegou utilizada em uma campanha política. A informação é extra-oficial. De qualquer forma, preocupa a técnicos a forma como ele está sendo tratado atualmente, sem o devido cuidado como mostram as fotografias.
Para proteger o equipamento foi colocada apenas uma lona. De acordo com o site Antena Crítica, ele chegou ao local no dia 9 de janeiro.
A previsão do governo tucano era de que o IZP já operasse o sinal digital no primeiro semestre de 2015. O equipamento era tratado como investimento, mas da forma como se encontra – repito! – pode acabar virando um prejuízo.
Estou no twitter: @lulavilar