Respondendo a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que pode colocar em risco o seu mandato de parlamentar, o deputado estadual Bruno Toledo (PSDB) comentou o caso ao assumir o cargo eletivo na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.
Toledo enfatizou que as “denúncias são infundadas”. Disse ainda que não seriam estas acusações que colocariam em risco o seu mandato. Bruno Toledo – que é filho do ex-presidente e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Toledo – afirmou ter certeza de que a ação proposta na Justiça não vai “interromper o mandato”.
O deputado estadual – como mostrou a jornalista Vanessa Alencar em reportagem do CadaMinuto – responde a uma AIJE proposta pelo Ministério Público Eleitoral. Além de Bruno Toledo, sua mãe – a prefeita de Cajueiro, Lucila Toledo – é apontada no processo. Eles são investigados por possível abuso de poder político ou de autoridade durante a campanha de 2014.
Eles teriam – conforme testemunhas ouvidas na investigação – obrigado servidores comissionados do município de Cajueiro a participarem de caminhadas, além de realizado reuniões nas dependências dos órgãos públicos, em horário de expediente, com o objetivo de promover a candidatura de Bruno Toledo a deputado estadual.
Bruno Toledo iniciou hoje o seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Está na lista – portanto – dos novatos daquela Casa. Faz parte ainda de um grupo de parlamentares que herdaram o mandato de seus pais. Uma tradição do parlamento estadual alagoano.
A AIJE ainda está no início de seu trâmite. Como colocou a jornalista Vanessa Alencar, Bruno e Lucila serão intimados e deverão apresentar suas defesas. Ainda sem relatoria, não há previsão para que a AIJE seja julgada. Antes mesmo de tomar posse, o deputado estadual tucano já havia – por meio de sua assessoria de imprensa – se defendido das acusações.
Por meio de assessoria, Bruno Toledo classificou as denúncias como falsas. O parlamentar ainda atribuiu a adversários políticos. “No tempo certo será comprovado que nenhuma das alegações da adversária política é verídica”, frisou ainda.
Estou no twitter: @lulavilar